fbpx
domingo, abril 21, 2024
Inovações tecnológicas

Polipex lança isolante térmico em polietileno expandido para sistemas Inverter e VRF

A expansão da tecnologia de fluxo de refrigerante variável (VRF, na sigla em inglês) e dos equipamentos de climatização dotados de inversores de frequência (Inverter) no mercado nacional fez os instaladores substituírem o polietileno expandido pela espuma elastomérica nessas instalações, devido à então baixa resistência daquele material às altas temperaturas típicas desses sistemas de ar condicionado.

A revolucionária espuma de alta performance desenvolvida pela indústria catarinense tem capacidade de isolar termicamente tubulações cujas temperaturas podem atingir 120 °C constantes. Com este lançamento, os profissionais do setor agora podem usar o Polipex-Inverter® nessas instalações, com excelente desempenho e ainda o benefício de um menor custo.

Ideal para aplicações em ambientes internos e externos, a inovação possui revestimento resistente às intempéries, não demandando fitas complementares nem outras proteções, o que reduz o tempo de instalação e a mão de obra.

Segundo o gerente técnico da Polipex, Lineu Teixeira de Freitas Holzmann, o produto demorou três anos para ser desenvolvido. “Em janeiro de 2016, finalmente conseguimos chegar a um processo produtivo que permitiu o bom desempenho em altas temperaturas”, informa.

“Já o apresentamos aos fabricantes de equipamentos de ar condicionado. Todos eles receberam muito bem o material e aprovaram seu uso”, ressalta.

Para desenvolver esta tecnologia, centenas de testes foram realizados no laboratório da empresa. Nestes ensaios, o tubo isolante era submetido ao estresse térmico em ciclos consecutivos de oito horas a 120 °C e duas horas a 23 °C, até encontrar a espuma resistente e ideal.

“Chegamos enfim a um tubo isolante que não apresentou nenhuma degradação estrutural após esse rigoroso ensaio”, destaca o engenheiro, lembrando que o produto já possui certificado de resistência à temperatura de 120 °C, emitido pelo Instituto Lactec de Curitiba que está disponibilizado no “site” da empresa (www.polipex.com).

“Ou seja, o produto se comportou como esperado. Por isso, temos muita confiança em seu sucesso no mercado”, acrescenta Lineu. De acordo com o engenheiro, as lojas e os distribuidores Polipex já estão recebendo o Polipex-Inverter® com 10 mm de espessura de parede isolante. “Além disso, também já estão disponíveis no mercado os tubos isolantes com espessuras de 15 mm e, sob consulta, 19 mm com a mesma tecnologia, para instalações que demandem maiores exigências de isolamento”, assegura o gerente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×