fbpx
domingo, abril 21, 2024
DestaqueIndústria 4.0Inovações tecnológicasNotícias

Produtividade e tecnologia: Saiba como as duas estão interligadas

O crescimento exponencial do mercado consumidor tem exigido cada vez mais que as empresas apostem em uma estrutura que soma produtividade e tecnologia para atender toda a demanda possível. 

Muitas atividades realizadas em qualquer modelo de negócio contam com profissionais dedicados e capacitados.

No entanto, aqueles que podem empregar a tecnologia, passam a favorecer o próprio empreendimento comercial.

Isso vale para todos os segmentos produtivos, entre os quais:

  • Comércio;
  • Construção Civil;
  • Indústria;
  • Serviços terceirizados.

[scrolling_box title=”LEIA MAIS:” display=”category” category=”3″ count=”6″ header_text_color=”#dd3333″]

O  aumento da produtividade do trabalho pode ser observado conforme a presença da tecnologia, em diferentes formatos, está estabelecida em um processo produtivo. 

O investimento de uma empresa em equipamentos modernos levam mais segurança, melhor engajamento das equipes de trabalho, benefícios que reduzem a possibilidade de erro.

Ainda mais, envolve a simplificação na solicitação de tarefas e mais facilidade na condução de informações e comunicação entre setores, facilitando a gestão empresarial de forma significativa.

A chegada da Indústria 4.0 ao mercado

A evolução recorrente desde a primeira era das indústrias é frequente desde o fim do século XIX. Ao longo dos anos, as mudanças observadas tendem a diminuir quanto ao espaço de tempo entre uma mudança significativa e outra. 

A sociedade alcançou, em pleno século XXI, uma era de tecnologia nunca vista anteriormente, nos mais diversos ambientes de trabalho. 

O impacto causado pela tecnologia é visível e as mudanças se tornaram pragmáticas e fazem parte do dia a dia das pessoas, não só em um canteiro de obras, um chão de fábrica ou na linha de produção. 

Ela está na automação residencial, com equipamentos que estão interligados, dando mais um passo à Internet das Coisas, diminuindo as distâncias com uma ligação por videochamada a qualquer instante, sendo necessário apenas equipamentos próprios. 

Para os ambientes produtivos, como uma linha de fabricação de meia para andar de bike, essa evolução está levando à Indústria 4.0, em que a tecnologia está digitalizando processos de trabalho, assim como a robotização está inserida em diversas esteiras de produção, agilizando e melhorando os fluxos.

Os profissionais que se especializam em áreas específicas da tecnologia encontram novas oportunidades de trabalho. 

Aqueles que entendem a dinâmica entre ser humano e máquina também reconhecem a importância que a produtividade alcança dentro dos turnos recorrentes, visto que atividades repetitivas – por exemplo – podem ser eliminadas da rotina humana, que pode focar em ações mais estratégicas.

Tudo para garantir a demanda do mercado consumidor e as necessidades para o atendimento à própria sociedade, nos mais diferentes segmentos.

Equipamentos modernos e acessíveis no mercado

Toda possibilidade de incursão de tecnologia em um espaço dedicado à produção de bens de consumo, ou mesmo em segmentos que demandam mão de obra especializada em serviços, é válido e precisa ser bem definido.

Há diferentes equipamentos modernos que podem ser instalados em uma fábrica, um comércio ou mesmo em um escritório de um profissional autônomo.

Há, por exemplo, equipamentos para proteção radiológica que atendem diferentes meios que vão além dos hospitais. 

O controle é acompanhado por um profissional responsável, identificando todo o processo, de forma salutar e com todas as garantias de segurança e conforto, de acordo com a legislação trabalhista vigente. 

No entanto, é possível tornar processos que demandam equipamentos muitos específicos e que fazem parte do dia a dia de uma indústria, em conjunto com uma tecnologia funcional e que depende de mão de obra capacitada. 

É o caso de oficinas de usinagem, em que a presença de um profissional com o torneiro mecânico em Suzano pode se se necessária, visto que cuida de diversas máquinas com tarefas distintas para a fabricação de:

  • Cilindros;
  • Coroas sem fim. 
  • Esfera de válvulas;
  • Polias;
  • Rolamentos;
  • Tambores.

Com a aplicação de tecnologia de usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado), a produtividade pode ser muito elevada. 

Essa possibilidade ocorre por conta da movimentação das ferramentas de corte que podem ser programadas, tendo melhor aproveitamento de tempo e da matéria-prima utilizada na fabricação dos produtos.

Preparação de espaço para garantir a produtividade

A organização de um ambiente de trabalho precisa ser bem empregada, para ter a complementação de máquinas e equipamentos que promovem a produtividade das diversas equipes de trabalho.

A contratação de uma construtora de galpões industriais é a solução mais adequada para garantir um espaço devidamente projetado para receber uma planta fabril. 

Com diferentes modelos e adequações de espaço, é possível empregar desde um ambiente aberto e que facilita os processos, até áreas reservadas para setores específicos, como:

  • Administrativo;
  • Financeiro;
  • Linha de produção;
  • Recursos Humanos.

As finalidades e propostas produtivas de uma empresa se diferem nos mais variados segmentos, em que a demanda de matéria-prima, ferramentas, máquinas e equipamentos, além da mão de obra especializada, pode incluir a tecnologia como uma facilitadora. 

No entanto, isso pode ir além, como a contratação de uma empresa especializada em interfones para condominios onde tarefas que não estão relacionadas com os objetivos industriais ficam sob a responsabilidade de supervisores.

Isso não impede que a tecnologia também esteja inteirada sobre esses processos, como a organização e limpeza do espaço, ou oficinas de manutenção que prestam serviços esporádicos. 

Na verdade, essa é uma maneira que muitas empresas encontram em garantir que o foco dos funcionários esteja voltado exatamente no que está ligado aos bens de consumo ou serviços que são prestados ao mercado consumidor. 

Sendo assim, a  contratação de uma empresa terceirizada de serviços gerais de investimento que beneficia todos os envolvidos, com a parceria empresarial entre duas partes – implementada nos mais diversos modelos de negócio. 

Além disso, as empresas terceirizadas podem aplicar a tecnologia que envolve os trabalhos realizados de maneira acertada, sem depender de indicações, contratações ou novos treinamentos de mão de obra. 

A produtividade em outros ambientes de trabalho

O setor industrial se torna o mais evidente quando se trata de aplicação de tecnologia para melhoria da produtividade do trabalho empresarial. 

Acontece que muitas outras empresas recorrem à tecnologia para melhorar a forma de atendimento ao consumidor, além de garantir a segurança e a eficiência dos profissionais envolvidos nos mais diversos campos de trabalho. 

As empresas de reaproveitamento de cavaco de usinagem utilizam veículos modernos e ferramentas com tecnologia de ponta para que as tarefas sejam realizadas com zelo.

Esse tipo de prestação de serviço está relacionado à indústria. No entanto, há muitas construtoras e incorporadoras imobiliárias que desenvolvem projetos da construção civil em que é necessário essa atividade.

Com o desenvolvimento dos centros urbanos, muitas tarefas antes relegadas ao esforço humano foram substituídas por maquinários modernos que fazem todo o trabalho muito mais rápido e eficiente. 

Toda evolução tem consequência positiva

A construção civil leva a outro ponto em que a tecnologia e a produtividade são associadas aos mais diversos serviços disponibilizados para a sociedade. 

Dessa forma, os condomínios residenciais e comerciais, por exemplo, procuram sempre comprar leitor RFID, facilitando o acesso de moradores e clientes com tecnologia de ponta para reconhecimento de veículos que entram em espaços reservados. 

Além disso, há muitos serviços do dia a dia que dependem da tecnologia para garantir maior conforto da população, ou mesmo a segurança e a praticidade do dia a dia. 

Vale lembrar, de novo, que muitas residências estão passando pela evolução da tecnologia, com aparelhos que são voltados para o trabalho e o lazer, como computadores, notebooks, tablets e celulares smartphones. 

A segurança também é reforçada por meio de equipamentos modernos, como câmeras de vigilância, intercomunicadores inteligentes, fechaduras automáticas e outros aparelhos que estão presentes na rotina familiar. 

Ou seja, a produtividade e tecnologia também faz parte da vida das pessoas, tal qual dentro dos processos de trabalho nos mais diferentes segmentos produtivos. 

Conclusão

Por fim, vale ressaltar que a produtividade pode ser valorizada, e muito, com a tecnologia, mas vale a pena se atentar para metodologias de trabalho que podem ser aplicadas no dia a dia corporativo, empresarial, comercial ou industrial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×