Projeto de Pesquisa do Laboratório de Engenharia Bioquímica do Instituto Mauá de Tecnologia recebe fomento do CNPq
Há 19 anos o Laboratório de Engenharia Bioquímica do Instituto Mauá de Tecnologia realiza pesquisas que auxiliam na busca de soluções de problemas presentes no dia a dia da sociedade e do meio ambiente. Entre os trabalhos desenvolvidos no Laboratório, a pesquisa de Produção de Metano pelo Tratamento Anaeróbio de Resíduos Agroindustriais em AnSBBR, recebeu este mês, como forma de incentivo, recursos para realizar investigações científica e tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O trabalho tem como objetivo estudar biorreatores aplicados ao tratamento de águas residuárias industriais – especificamente da agroindústria – um importante segmento econômico no Brasil. Com o estudo, será possível levantar informações obtidas em laboratório para a utilização em projetos de escala industrial.
Para o professor e pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia, José Alberto Domingues Rodrigues, o projeto também tem uma finalidade ainda mais importante. “Além do benefício para o setor, a execução desse projeto acaba gerando um incentivo aos alunos da Graduação e da Pós-Graduação da Mauá que participam desse projeto, sendo de extrema importância não só para a instituição, mas também para o cenário de profissionais qualificados no mercado brasileiro”, diz Rodrigues.
Além do Laboratório de Engenharia Bioquímica do Instituto Mauá de Tecnologia, a pesquisa também conta com a parceria da instituição Alemã, Berlin University of Technology.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 55 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de Graduação em Administração, Design e Engenharia. Na Pós-Graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em Processos Químicos e Bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há 51 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.
Share this content: