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sexta-feira, abril 19, 2024
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Salários na área comercial continuam em alta mesmo com a crise, aponta pesquisa

Edson Teixeira3Contudo, falta mão de obra especializada. Especialista dá dicas para gestores e vendedores sobreviverem no mercado e preencherem as melhores vagas.

 

 

O segmento comercial continua em alta em 2015, pelo menos quando se fala em média salarial. É o que aponta a empresa de recrutamento especializado, Robert Half. De acordo com o levantamento do grupo, o salário de um diretor comercial, por exemplo, pode chegar até a 50 mil reais, se a empresa for de grande porte.

As outras funções do setor comercial também estão pagando bem, conforme o estudo. Um gerente nacional de vendas pode receber até 30 mil reais e um gerente regional, 26 mil. Os outros cargos dentro da área comercial, como o gerente de Contas e o supervisor de Vendas, têm uma média que gira em torno de 10 mil reais.

Contudo, algumas dessas vagas, consideradas atraentes principalmente no momento de crise econômica que o Brasil enfrenta, ficam abertas durante um bom tempo por falta de profissionais que dominem as competências necessárias.

“A habilidade na comunicação e a capacidade de persuasão já não são mais suficientes para um bom desempenho na área Comercial. O cliente hoje é muito mais bem informado. Então, o consultor comercial, o vendedor e o gerente de vendas precisam se capacitar, precisam conhecer de ferramentas que possibilitem criar estratégias de interação com os públicos-alvo”, avalia o coordenador do MBA Executivo em Gestão Comercial do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Edson Teixeira.

Ainda de acordo com o coordenador, compreender as mudanças que estão ocorrendo é requisito básico de sobrevivência dentro das empresas. “O comércio eletrônico é a nova arena de competição na área Comercial. Você pode pensar em vender tanto por internet quanto por WhatsApp ou qualquer ferramenta online que possibilite acesso a informações de produtos, preços e promoções em tempo real”, compartilha Teixeira.

Outro ponto crucial é captar as tendências de uma maneira proativa, antes que seus concorrentes o façam. “Se preparar antecipadamente é uma estratégia”, destaca o especialista.

 

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