fbpx
sexta-feira, abril 26, 2024
Notícias

Terceirização da logística é solução para evitar fraudes, perdas e gastos com insumos e medicamentos

Empresa externa especializada fica responsável por todo o processo, do recebimento dos materiais e medicamentos até o ponto de uso.

Recentemente, a consultoria global McKinsey divulgou o relatório “Strength in Unity: The promise of global standards in the healthcare industry” (Força na Unidade: A promessa de padrões globais na indústria de saúde, em tradução livre). Nele, são apontados que, em todo o mundo, as perdas apenas com obsolescência causada por expiração da validade, perdas ou danos aos medicamentos atingem US$ 51 bilhões por ano.

Esse montante revela o altíssimo custo da má gestão da logística e, ainda assim, poucas instituições têm a cultura de tratar o gerenciamento de suprimentos de forma estratégica, mesmo diante de um impacto financeiro muito grande como o apontado pela McKinsey. “Em geral, não se dedica uma equipe especializada para essa operação. As compras são feitas sem muito planejamento e o estoque, por vezes, se separa entre diversos setores, sem que haja uma visão da instituição como um todo. Como já divulgamos outras vezes, isso gera cerca de 30% de perdas nos estoques de serviços de saúde pública e privada”, diz Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth Logística Hospitalar.

Nesse cenário, a terceirização da logística aparece como solução: uma empresa externa especializada fica responsável por todo o processo, do recebimento dos materiais e medicamentos até o ponto de uso. A terceirização pode ser benéfica tanto para instituições públicas quanto privadas.

Em órgãos públicos, os ganhos mais perceptíveis são os de redução de custos e racionalização de recursos. É comum vermos notícias sobre descartes de toneladas de medicamentos vencidos, enquanto, de outro lado, faltam remédios essenciais ao atendimento da população. Uma empresa especializada consegue fazer a programação adequada de compras, garantir que os insumos serão recebidos com datas de validade, acondicionamento e quantidades apropriadas, e se responsabiliza também pela distribuição, em quantidades corretas e exatamente para as unidades que precisam de cada produto específico.

Nas instituições privadas, mais acostumadas ao uso de indicadores e à gestão financeira, além do impacto na redução de custos, ficam mais perceptíveis os ganhos em qualidade e segurança do paciente. O atendimento se torna mais eficiente e o rastreamento garante que o paciente certo está recebendo o medicamento correto e na dose exata prescrita pelo médico, o que reduz o risco de eventos adversos.

Com um controle maior dos suprimentos, é possível aumentar as receitas com procedimentos, ter menos intercorrências e redução na taxa de permanência hospitalar. Além do foco em faturamento, a instituição consegue realizar mais cirurgias e se dedicar a sua atividade fim: o cuidado com o paciente.

O impacto positivo da gestão da logística é inquestionável. Se no dia a dia se torna mais importante dedicar tempo e mão de obra à área assistencial, é urgente a adoção de alternativas para gerir os suprimentos, como a contratação de uma empresa especializada.

Fonte: Assessoria de Imprensa – UniHealth Logística Hospitalar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×