fbpx
domingo, abril 21, 2024
Notícias

Tubo de alumínio: alternativa para produção de sistemas de ar comprimido

É usual que os engenheiros, durante o planejamento da construção de tubulações de sistemas de ar comprimido, indiquem diversos materiais para a execução do projeto como ferro preto, aço galvanizado, cobre, aço inoxidável e até mesmo plástico. Mais de 60% a 70% de todos os sistemas de ar comprimido instalados hoje utilizam ferro preto ou tubo galvanizado. Porém, há pouco tempo, os tubos de alumínio se tornaram uma opção interessante para muitos arquitetos, engenheiros e empreiteiras, visto que a utilização destes tubos possui diversas vantagens em comparação aos outros materiais, principalmente em aplicações específicas. Para demonstrar a eficiência das tubulações em alumínio, a Intrelcaf , empresa especializada em tubos e perfis especiais de alta precisão, selecionou quatro situações em que o alumínio se destaca diante dos outros materiais, confira:

Reduz os custos de instalação
As tubulações de alumínio costumam ter custos de instalação menores do que outras alternativas como os de aço, já que a tubulação de aço precisa ser rosqueada para melhor funcionamento e para isso são necessários profissionais qualificados e com experiência neste trabalho, além de equipamentos especiais que elevam os custos da obra. Durante a instalação, ainda são necessários cuidados com a limpeza dos detritos e do fluído utilizado para o corte da rosca, aumentando ainda mais os valores do projeto. Uma redução de mão de obra da ordem de 50% pode ser obtida, pois os tubos de alumínio são fornecidos pronto para o uso.
Se no futuro, uma reforma ou manutenção do sistema for necessária, os custos voltam a crescer, visto a maior dificuldade para realizar modificações nos pesados tubos de aço.

Redução de vazamentos
Tubulações que precisam ser rosqueadas, fatalmente, vazam. É estimado que 8% a 10% do ar comprimido irá vazar pelas conexões roscadas, demandando maior esforço dos compressores e aumentando os custos com energia elétrica.

Alumínio não corrói
Como boa parte das pessoas sabem, o alumínio não corrói. Então, por mais úmido que seja o local de instalação e o interior do sistema, a tubulação continuará intacta, o que não acontece com outros materiais que normalmente corroem e afetam a qualidade do ar e o torna inadequado para algumas aplicações.

Qualidade do ar
O ar comprimido proveniente de um sistema fabricado com tubos de alumínio é muito mais puro que o fornecido por sistemas de tubos de aço, e isso além de ser uma vantagem pela qualidade, representa menos gastos com manutenções periódicas, além do fluxo de ar ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×