fbpx
terça-feira, abril 30, 2024
Notícias

Reunião do ASME BPE ocorre em Porto Rico

Trocadores de calorRodolfo Cosentino, exclusivo para o Portal Boas Práticas, direto de San Juan (Porto Rico) – Nesta segunda-feira começaram as reuniões dos 28 Grupos de trabalho do comitê ASME BPE. Para as reuniões do período da manhã temos que destacar dois Grupos em especial:

Um que estuda a melhoria do texto correspondente a SIP (Steeming in place). em que estamos discutindo como apresentar para os usuário de uma forma clara dois aspectos fundamentais para ter êxito na esterilização por vapor puro:

Válvulas sanitárias1-      Como garantir a uniformidade de temperatura em todos os pontos do sistema/reator. Conforme vários estudos e recomendações feitas pelos inspetores das agências, o maior problema consiste em eliminar os pontos mortos e conseguir que a diferença de temperatura não oscile em mais de 1 grau Celsius.

2-      Garantir a eliminação total do ar de dentro do sistema/reator.

3-      Uma vez atingida a temperatura de esterilização, manter a alimentação de vapor puro através de um único ponto.

Sistemas SIP4-      Nunca ultrapassar a temperatura de 130 graus Celsius.

O outro está discutindo as exigências básicas que devem ser solicitadas aos fornecedores de trocadores de calor, sendo que os únicos APROVADOS para utilização são os de casco e tubo com espelho duplo. A finalidade destas discussões é evitar que fornecedores não qualificados consigam fabricar equipamentos que quando em operação, apresentam problemas de drenagem, velocidades muito baixas no interior dos tubos, e construção que não é 100% sanitária.

Os resultados destas discussões serão apresentadas ao Comitê Principal para aprovação e posterior inclusão na próxima versão da norma que será publicada em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×