fbpx
terça-feira, abril 23, 2024
Notícias

Grupos de trabalho e subcomitês ASME BPE encerram mais um ciclo de reuniões

Rodolfo Cosentino, exclusivo para o Portal Boas Práticas, direto da Filadélfia, Estados Unidos – Na reunião de encerramento dos grupos de trabalho e subcomitês foi ressaltada a necessidade de que todos os membros e visitantes esclareçam aos seus colegas, principalmente aos usuários finais da aplicação desta norma (laboratórios), a grande diferença existente entre tubos e acessórios que contém o selo ASME BPE e os que apenas levam a inscrição BPE.

Os únicos realmente certificados pela entidade são os que têm o selo ASME BPE. Isto garante a qualidade em todos os sentidos. Desde a documentação, passando pelo processo de fabricação, dimensões, tolerâncias materiais e rastreabilidade para qualificação.

Muitos fabricantes imprimem nos seus produtos apenas a identificação BPE com o que pretendem indicar que seu produto atende às exigências da norma, porém, não existe nenhuma certificação oficial que assegure isto. É somente a intenção deles de fabricar conforme a norma, no entanto, o consumidor final deve observar muito bem a respeitabilidade das cada empresas que oferecem produtos com este selo.

Isto não significa que estes produtos não tenham a qualidade exigida pela norma. Apenas que pode existir interpretações erradas de procedimentos ou necessidades específicas que podem fazer com que os produtos apenas sejam “similares” aos certificados sem que ninguém habilitado pelo ASME comprove esta qualidade.

Em breve publicaremos a lista das empresas certificadas.

Também foi confirmada a redução de número de reuniões presenciais. Os anos ímpares terão 3 reuniões e os anos pares terão 2 reuniões. Com isto está se tentando diminuir os custos e aumentar a quantidade de participantes.

Infelizmente a tradução da norma para o português está bastante comprometida, sendo que as prioridades são a tradução para espanhol, chinês e indiano, visto a quantidade grande de usuários que falam estas línguas.

A próxima reunião acontecerá em Scottslade – Arizona (EUA) entre os dias 21 à 24 de setembro.

Estão todos convidados a participar e reforçar a nossa presença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×