fbpx
quinta-feira, maio 23, 2024
Notícias

Espuma Basotect® é utilizada em unidade acústica de equipamento de ar condicionado pela primeira vez

A Basotect®, a espuma de melamina leve, que não contém fibras de vidro ou minerais, é o material escolhido pela fabricante Howatherm para uso em componentes de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), graças à sua excelente absorção de ruído em médias e altas frequências (de 500 Hz a 5000 Hz). A espuma é fácil de processar, contribui para uma excelente absorção acústica e, graças à sua resistência ao fogo, confere um alto nível de segurança contra incêndios.

“Devido ao seu bom desempenho com relação à absorção, na faixa de frequência de 500 a 5.000 Hz, utilizamos com sucesso a espuma de melamina Basotect® como um absorvedor passivo de som”, diz o Prof. Dr. Ing. Christoph Kaup, diretor da Howatherm Klimatechnik GmbH. “Junto com o componente eletroacústico ativo, este material contribui de maneira fundamental para melhorar os valores do fator de amortecimento do som no sistema da Unidade Acústica da Howatherm®”.

Para a interrupção ativa de som, na faixa de frequência mais baixa, inferior a 125 Hz, o componente eletroacústico emite um som com um comprimento de onda que se sobrepõe à onda sonora alvo existente de tal forma que, idealmente, as duas ondas se anulam mutuamente.

Este sistema é utilizado em equipamento de ar condicionado diferenciado, que é instalado em edifícios com requisitos rigorosos relacionados a conforto acústico, tais como teatros, salões de shows, galerias e outros locais em que a absorção acústica pode ser de importância crítica. O equipamento de ar condicionado diferenciado influencia o ar ambiente através do controle de temperatura, umidade e qualidade do ar.

Sobre o Basotect®                

A espuma Basotect® apresenta uma variedade de propriedades únicas. Graças ao seu material de base, o Basotect® é retardante à chama e abrasivo podendo ser utilizado em até 240° C, mantendo as suas propriedades em uma ampla faixa de temperaturas. A estrutura de espuma de células abertas, garante sua leveza, absorção de som, flexibilidade, mesmo em baixas temperaturas, e isolamento térmico. O Basotect® é uma marca registrada da BASF SE. Para maiores informações acesse www.basotect.com

Sobre a divisão de Materiais de Performance

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria – transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo – a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação.  A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2015, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,7 bi. Para maiores informações acesse  www.performance-materials.basf.com.

Sobre a HOWATHERM

A HOWATHERM Klimatechnik GmbH é uma empresa de médio porte, com mais de 40 anos no mercado, possui 180 colaboradores e concentra a sua atividade principal em equipamentos de ar condicionado diferenciados, bem como soluções eficientes em termos energéticos para tecnologia de ventilação e condicionamento de ar. Maiores informações: http://www.howatherm.de/web/EN/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×