Hemobrás recebe equipamentos da área de produção

hemobras_tanques

A fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), que está sendo construída em Goiana (PE), começou a receber os primeiros equipamentos da área de produção. Ao todo, chegaram à unidade cinco tanques de aço inoxidável, feitos sob medida na França, que serão destinados à estocagem e à distribuição de água purificada para uso farmacêutico.

Os tanques pesam entre 300 e 500 quilos e possuem capacidades que variam de 10 mil litros a 20 mil litros. Eles chegaram pelo Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, em seis contêineres – junto vieram ainda tubulações e peças de tratamento de água residual. De acordo com o gerente de Incorporação Tecnológica e Processos, Antonio Edson Lucena, os tanques armazenarão toda a água a ser utilizada na fabricação de medicamentos e também como matéria-prima para produção de vapor puro com fins de esterilização. Essas atividades acontecerão nos subsolos dos blocos B02 (onde ocorrerá a produção dos hemoderivados) e B03 (onde acontecerá a liofilização – desidratação – de alguns produtos e o envase dos medicamentos), onde serão instalados, processo que deverá ser concluído dentro de três meses.

“A instalação acontece por fases de implantação, e a de utilidades fabris é a que coordena todas as demais, pelo fato de a água ser fundamental para os procedimentos seguintes. Ou seja, a partir dela poderemos concluir as outras etapas do processo produtivo”, afirmou Antonio Edson Lucena. Os outros seis sistemas de utilidades serão despachados da França para o Brasil à medida que ficarem prontos. Eles compreendem as fases de distribuição de vapor farmacêutico para fins de esterilização; distribuição de ar comprimido para uso farmacêutico; distribuição de etanol; distribuição de soda, ácidos e álcalis, utilizados na limpeza de equipamentos, e de coleta de efluentes. Todos deverão estar instalados e validados na fábrica até 2014.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Hemobrás

Foto: Divulgação Hemobrás

One Response to Hemobrás recebe equipamentos da área de produção

  1. osvaldo cirilo da silva disse:

    Excelente notícia tendo em vista a produção nacional de hemoderivados, aproveito para parabenizar o colega e amigo Antonio Edson Lucena, deixo a ele minhas Saudações Farmacêuticas.

    Prof. Osvaldo Cirilo da Silva MSc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>