fbpx
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
DestaqueSegurança dos alimentos

Alumínio nas embalagens é aliado contra o desperdício

As embalagens de alumínio possuem papel central no combate ao desperdício, tanto de alimentos como de medicamentos devido às suas características únicas de barreira e resistência, e ganham protagonismo ao longo dos anos junto ao consumidor brasileiro.

“As embalagens devem oferecer a proteção necessária para cada tipo de produto. Para conservar suas características, aumentar sua vida útil e garantir o consumo seguro, elas devem proporcionar barreira contra umidade, oxigênio e ação da luz”, explica o coordenador do Comitê de Embalagens da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Celso Soares.

O segmento de embalagens é o maior consumidor de alumínio no Brasil. Em 2015 foram consumidas 478 mil toneladas que correspondem a 37% de toda demanda doméstica do metal. Este volume é dividido em 85% de chapas para a fabricação de latas para bebidas e alimentos, tubos e bisnagas; enquanto 15% destinam-se à produção de embalagens semirrígidas (descartáveis) e flexíveis.

Embalagens Flexíveis de Alumínio

Para a fabricação de embalagens flexíveis, o alumínio é empregado na forma de folhas. As embalagens flexíveis são encontradas nas gôndolas dos supermercados, numa variedade de marcas de alimentos e bebidas, distribuídas em: embalagem cartonada asséptica, pouch, sachê, stick pack, strip, tubo laminado (bisnaga) e tampas.

Uma vez que blisters, bisnagas e outras embalagens flexíveis impedem qualquer alteração do produto e ainda permitem o fracionamento de comprimidos sem qualquer risco de contaminação, a folha de alumínio também está presente nos produtos farmacêuticos, oferecendo segurança e praticidade aos consumidores de medicamentos.

De acordo com o diretor geral da Embalagens Flexíveis Diadema, Gimenes Silva, a empresa produz embalagens para as mais diversas indústrias espalhadas em todo o Brasil e está otimista quanto ao crescimento desse mercado em 2017: “Esperamos uma retomada da economia e, com ela, a maior demanda do consumo”, comenta Gimenes.

Sobre a ABAL

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL foi fundada em 15 de maio de 1970 e representa 100% dos produtores de alumínio primário e indústrias transformadoras que contabilizam 80% do consumo domésticos do metal. Interlocutora do setor, a ABAL atua por meio de Comitês Técnicos e de Mercado no desenvolvimento da indústria e no incremento de sua competitividade; na representação do setor junto ao governo; na difusão de aplicações e novas tecnologias ligadas ao alumínio, além de suporte informativo a associados e opinião pública.

Sobre a CBA

Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Sobre a Embalagens Flexíveis Diadema

Fundada em 1979, a Embalagens Flexíveis Diadema é especialista em estruturas laminadas com alumínio, líder no mercado de cafés e vice nos mercados de refrescos em pó e atomatados. Além disso, é a segunda maior fabricante de embalagens flexíveis para Farma, Saúde Animal e Hospitalar. Possui players relevantes no setor de cosméticos e é considerada pioneira nas embalagens Double Wall para Café a Vácuo, Stickers Promocionais e Tatuagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×