fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
Notícias

Anvisa aprova medicamento biológico para pacientes pediátricos com artrite associada à entesite

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o anticorpo monoclonal totalmente humano da AbbVie adalimumabe, para o tratamento de pacientes a partir de 6 anos de idade, portadores de ERA – Artrite Relacionada à Entesite. Entesite é a inflamação do entésio, o ponto em que o tendão muscular se liga ao osso. Adalimumabe foi aprovado para tratamento de pacientes com ERA acima de 6 anos de idade, que apresentaram resposta inadequada, ou intolerância, a tratamentos convencionais (como medicamentos sintetizados quimicamente ou anti-inflamatórios não hormonais da classe de DMARD – Drogas Modificadoras da Doença).

Adalimumabe é o primeiro medicamento biológico para o tratamento de pacientes com ERA e esta é a terceira indicação aprovada de adalimumabe para uso pediátrico, depois de Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular e Doença de Crohn.

A artrite associada à entesite se manifesta mais comumente nos quadris, joelhos e tornozelos. “O objetivo do tratamento é controlar a inflamação e a progressão da doença, prevenindo danos às extremidades, e melhorar a capacidade funcional, além de aliviar a dor”, afirmou a médica Maysa Arruda, Gerente Médica da AbbVie no Brasil. O tratamento pode incluir também exercícios físicos e alimentação saudável.

Reumatologistas e reumatologistas pediátricos são os especialistas treinados para diagnosticar e tratar pacientes com ERA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×