fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
Inovações tecnológicasNotícias

Atlas Copco lança linha F de secadores de ar

Os secadores profissionais da linha F combinam um desempenho eficiente em termos energéticos e uma baixa necessidade de manutenção. Esta gama foi concebida com um conceito simples de economia de espaço, para uma fácil instalação plug-and-play. A nova gama F de secadores por refrigeração foi desenvolvida para aplicações de compressores onde a qualidade do ar é menos crítica, exigindo, portanto, um investimento inicial mais baixo do que para soluções de secagem mais avançadas.

Secador por refrigeração F60 para compressores de ar

O design simples e vertical oferece acesso fácil para manutenção e contribui para reduzir os custos de manutenção. O espaço compacto de 0,21 m2 permite uma instalação fácil em um sistema de ar existente, com os secadores adequados para uma grande variedade de aplicações de ar seco, como: ferramentas pneumáticas e controles, pintura, embalagem e moldagem por injeção, juntamente com a manutenção do veículo, incluindo a inflação dos pneus. Além disso, graças ao seu ponto de orvalho de pressão estável, tão baixo quanto 7°C, os secadores são ideais para aplicações que exigem qualidade do ar ISO 8573 Classe 5.

Os secadores da gama F eliminam a umidade residual do ar comprimido, resfriando-o para perto do ponto de congelamento e condensando a água, que é então automaticamente drenada. O ar seco é aquecido antes de sair da unidade através de um trocador de calor ar-ar, com um separador de água integrado, assegurando assim um fluxo constante de ar sem conteúdo de umidade. Isso evita danos à corrosão nas tubulações, ferramentas e equipamentos, aumentando a sua vida útil e minimizando o risco de fugas dispendiosas em tubulações de ar comprimido.

A gama completa compreende doze modelos no total. Os modelos F5, F10, F15, F20, F30, F40, F50 e F60 têm uma pressão máxima de trabalho de 16 bar e uma capacidade de tratamento do ar de 0,3 a 3,6 m³/min, respectivamente. Os outros cinco modelos são os F70, F90, F110 e F130, com uma pressão de trabalho de 13 bar e capacidades de 4,2 a 7,8 m³/min. As unidades F5 até F50 operam com o gás refrigerante R134A, enquanto o restante da gama utiliza gás refrigerante R404A.

Um componente principal dos secadores da gama F é a válvula de bypass de gás

quente, que protege a capacidade e mantém uma pressão constante no evaporador para evitar o congelamento, mesmo em ambientes de produção extremos. Outras características importantes incluem o dreno temporizado que garante a remoção completa do condensado e o filtro de gás refrigerante, que é projetado para proteger o tubo capilar contra o bloqueio de partículas de sujeira e contaminação.

A gama F de secadores se encaixa bem dentro do portfólio existente de secadores por refrigeração. Esta nova linha contribui para a oferta abrangente de secadores de ar comprimido para compressores da Atlas Copco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×