fbpx
quinta-feira, junho 20, 2024
Notícias

BCO Farma aumenta produtividade de indústrias farmacêuticas participantes

Os laboratórios farmacêuticos participantes do BCO Farma registraram aumento médio de produtividade em seus processos operacionais em 2015 e no primeiro trimestre deste ano, depois de se integrarem ao pioneiro painel de produtividade operacional da indústria farmacêutica e farmoquímica instalada no Brasil lançado pelo Sindusfarma e a Abiquifi.

Atualmente, 13 empresas participam do projeto: Abbott, Aché, Allergan, Biolab, Biosintética, Cristália, Eurofarma, FQM, Guerbet, Hypermarcas, Kley Hertz, Momenta e Sandoz.

Os detalhes desta melhoria de desempenho foram apresentados em workshop que contou com palestras sobre os cases de sucesso da Hypermarcas e da Abbott e de especialistas da consultoria internacional McKinsey, realizado na terça-feira (10) no auditório da entidade.

Futuro

“É um passo importante, porque a informação fornecida pelo BCO Farma vai permear toda a indústria farmacêutica e ficar como uma referência para que possamos melhorar nosso setor”, disse o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, na abertura do encontro. “Só há projeto de futuro para o país se a gente começar a medir a produtividade”.

O presidente da Abiquifi, José Correia da Silva, destacou que o BCO Farma já está servindo de modelo para um grande projeto de competitividade e produtividade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Projeto

Denominado BCO Farma – Benchmarking Competitividade Operacional, o sistema de indicadores foi lançado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) e a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) no primeiro semestre de 2015.

O sistema de medição, desenvolvido por Bussinger, do Instituto Farma de Governança Operacional (IFGO), reúne 23 indicadores de produtividade operacional em quatro classes de processos: Cadeia de Suprimentos, Processos de Manufatura, Garantia de Qualidade, Sustentabilidade e Inovação. Em breve, mais quatro indicadores serão incorporados ao painel.

Fonte: Sindusfarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×