fbpx
terça-feira, abril 23, 2024
Controle de pragasDestaqueNotíciasSegurança dos alimentos

Boas práticas agrícolas são a chave para a elevada produtividade na lavoura

Mesmo com o cenário desafiador do agronegócio dos últimos dois anos, a safra brasileira 2023 promete novo recorde. De acordo com o último levantamento do IBGE, realizado em junho deste ano, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas será de 307,3 milhões de toneladas, ou seja, 16,8% maior em relação a safra 2022. O segredo? O emprego de tecnologias e o uso de boas práticas agrícolas no campo.

[scrolling_box title=”Leia mais:” display=”category” format=”” category=”3″ count=”9″ header_text_color=”#dd3333″]

Segundo Bruno Sartori, coordenador de treinamento da Trimble Agricultura, o uso de estratégias e a adoção de tecnologias na lavoura são o que tem impulsionado o setor agro na conquista de colheitas mais abundantes e eficientes. “O modelo ideal de produção parte de um diagnóstico de área bem feito e culmina com a colheita eficiente”, destaca.

Confira as recomendações do especialista para alcançar uma produção de excelência.

  1. Preparação do Solo: a base do sucesso

De acordo com a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, clima e solo são os dois principais fatores que interferem na produtividade, respondendo respectivamente por 50% e 23% do desenvolvimento das lavouras. E todo o planejamento da safra passa pelo conhecimento desses dois componentes. 

Soluções Digitais para Você e Sua Empresa.

Sartori ressalta que a correção dos nutrientes e o ajuste do ph são os passos essenciais para garantir plantas saudáveis e produtivas. “É essencial conhecer a saúde do solo e assim fazer o aporte necessário de nutrientes para a cultura, assim como esse conhecimento detalhado permite o emprego mais eficientes de insumos como fertilizantes e corretivos”, explica.

  1. Escolha de Culturas Adequadas 

A seleção criteriosa das culturas é outra estratégia para alcançar a alta produtividade. Ao escolher variedades adaptadas às condições climáticas da região, os agricultores aumentam significativamente as chances de obter colheitas bem-sucedidas. A diversificação de culturas também pode contribuir para a redução de riscos associados a eventos climáticos adversos.

  1. Manejo Integrado de Pragas e Doenças

O manejo integrado de pragas e doenças é um pilar fundamental para a obtenção de elevada produtividade na lavoura. Ao combinar métodos preventivos, culturais e químicos aliados a tecnologia de precisão que possibilitem o uso mais eficiente, os agricultores podem ter um melhor controle, minimizando os impactos ambientais e garantindo a qualidade dos produtos.

  1. Irrigação Eficiente e Uso Racional dos Recursos Hídricos

Em um cenário de escassez hídrica, o uso racional dos recursos é imperativo. Sistemas de irrigação eficientes permitem a distribuição precisa da água, garantindo que as plantas recebam o volume necessário sem desperdícios. O monitoramento do consumo de água e a implementação de técnicas de reuso também são práticas cada vez mais valorizadas pelos agricultores comprometidos com a sustentabilidade.

Anuário do Portal Boas Práticas
  1. Agricultura de Precisão e Tecnologia no Campo

O avanço da tecnologia tem proporcionado inúmeras soluções para o aumento da produtividade agrícola. A agricultura de precisão, por exemplo, permite a aplicação personalizada de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas e até mesmo a distribuição precisa de sementes durante a semeadura.

Segundo o especialista Sartori, o uso da tecnologia no plantio possibilita uma profundidade e espaçamento das sementes de acordo com a cultura, o que além da população ideal de plantas na área, proporciona a economia em semente.“Na Trimble, possuímos diversas soluções para equipar plantadeiras novas ou usadas com diversos níveis de tecnologia. Desde um monitoramento de sementes até um controle de taxa e desligamento de linhas, é possível equipar com a mais alta tecnologia os seus implementos, com isso,  economizando e alcançando níveis de precisão e controle muito difíceis de serem alcançados com sistema mecânicos de plantio”, destaca.

Com a adoção de boas práticas agrícolas, os agricultores ficam bem  preparados para enfrentar os desafios do setor, maximizando a produtividade e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. A combinação de ciência, tecnologia e conhecimento prático permanecem sendo o caminho ideal para continuar impulsionando o agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×