fbpx
segunda-feira, março 4, 2024
DestaqueHVACSalas Limpas

Cabines de pesagem e amostragem são fundamentais para o fluxo de produção

As cabines de pesagem e de amostragem são equipamentos fundamentais para o fluxo de produção, pois são utilizadas para minimizar o possibilidade de contaminação dos produtos manipulados. 

As cabines de pesagem são equipamentos de fluxo unidirecional destinados ao fracionamento e amostragem de matérias primas. Propiciam a proteção do produto quanto à contaminação, pois possuem um fluxo de ar unidirecional ISO 5, protegem o operador evitando a inalação do produto manipulado e impedem a disseminação do produto manipulado no ambiente, pois possuem filtros HEPA de exaustão.

São utilizadas nas mais diversas indústrias das ciências da vida. Na indústria de cosméticos, por exemplo, são principalmente utilizadas para o fracionamento e amostragem de matérias primas de produtos sensíveis que se não protegidos deterioram facilmente.

Por possuírem uma pré-filltragem no retorno do ar com classificação G4 + F9, impedem que os filtros HEPA saturem rapidamente com os pós manipulados dispersos. Desta forma, a manutenção eficaz destes filtros prolonga a vida dos filtros hepa da área ISO 5 e dos filtros de exaustão.

Graças à pressão interna negativa, impedem que as matérias primas manipuladas escapem para os ambientes adjacentes, evitando contaminação cruzada e de pessoas que trafegam nas áreas adjacentes.

Podem ser instaladas dentro das áreas de estocagem para amostragem e fracionamento ou dentro da área produtiva para fracionamento de matérias primas.

Até pouco tempo, os procedimentos de pesagem e de amostragem de pequenos volumes eram realizados em cabines de segurança biológica de classe 1 ou, para volume maiores, salas dedicadas com exaustão localizada. A introdução do conceito de cabines permitiu a realização de pesagem e fracionamento de princípios ativos em quantidades maiores, aumentado a produtividade da operação sem comprometer a confiabilidade do processo e a segurança dos operadores.

Ensaios
Alguns  ensaios são realizados para atestar as condições dos equipamentos, principalmente a contagem eletrônica de partículas, dentro da área de trabalho; a detecção de vazamentos em sistema filtrante instalado; de visualização do fluxo de ar, com ensaio de fumaça; e de nível de ruído e intensida de luminosa.

A qualificação de desempenho deve ser realizada periodicamente. Em muitas empresas, é realizada a cada seis meses. Os ensaios normalmente realizado são: velocidade do ar, uniformidade do ar, detecção de vazamento em sistema filtrante instalado com a medição da perda de carga, paralelismo e classificação da área através de contagem eletrônica de partículas não viáveis na condição em repouso.

No momento da instalação e início da operação outros itens devem ser considerados no momento da qualificação: nível de ruído, nível de luminosidade e o ensaio da dinâmica do ar, realizado com o auxílio de geradores de fumaça na condição estática e em operação.

Redação: Portal Boas Práticas  

Foto: Weiss GWE

 

2 thoughts on “Cabines de pesagem e amostragem são fundamentais para o fluxo de produção

  • Iara Roma

    Olá, bom dia!

    Temos uma dúvida em relação a conceitos. As cabines de pesagem podem ser consideras uma utilidade de HVAC?

    Desde já, grta pela atenção.

    Iara

  • adailza santos

    Bom dia
    Gostaria de um esclarecimento a respeito de cabines de pesagem e amostragem de matérias primas no setor de produção de produtos não estéreis.
    Qual a classificação dessas cabines? Classe ISO 5(100) ou Classe D(100.000) dentro de uma área classe D(100.000?
    Qual norma descreve esses padrões?
    Grata
    Adailza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×