fbpx
quinta-feira, maio 2, 2024
DestaqueInovações tecnológicasNotícias

Centro de Pesquisa Albert Einstein: o novo marco no setor de saúde

O Hospital Israelita Albert Einstein inaugurou em 2022 o seu novo Centro de Ensino e Pesquisa, um dos mais modernos do mundo, cujo propósito é produzir e disseminar conhecimento e criar novos meios para que toda a sociedade seja beneficiada pelos frutos gerados ali.

[scrolling_box title=”LEIA MAIS:” display=”category” category=”3″ count=”9″ header_text_color=”#dd3333″]

A pré-construção foi desenvolvida pela Racional Engenharia, em conjunto com o escritório Safdie Architects, com o objetivo de viabilizar esse projeto internacional no país. Essa integração, desde o início, de todos os envolvidos no projeto, foi o fator de sucesso dessa edificação de alta complexidade.  O projeto, assinado por Moshe Safdie, tem a arquitetura como o elemento principal do edifício. Por isso, todas as demais disciplinas seguiram fielmente o conceito arquitetônico do projeto – o primeiro assinado por Moshe Safdie no Brasil.

Para a execução desse empreendimento sofisticado e com elevadíssimos padrões de qualidade, diversas soluções construtivas e de engenharia foram desenvolvidas pela Racional, em conjunto com empresas nacionais. Composto em sua maioria por materiais importados, a criação de um mockup, em escala real, garantiu a execução dos acabamentos de forma fiel às especificações do projeto e com custos que o viabilizassem. Exemplos de soluções desenvolvidas a partir do mockup: brises, concreto aparente, vidros, balaustrada, pisos, revestimentos, iluminação, garden, paginação dos caixilhos, entre outros.

Dentre os principais destaques do projeto estão o alto nível de exigência no acabamento do concreto aparente, com especificações inéditas no país; a cobertura de vidro insulado serigrafado, que dá conforto térmico ao ambiente; os brises, peças únicas desenvolvidas com enzima plástica mineral.

Localizado no Morumbi , em S.Paulo,  esse edifício inteligente, com 44.000 m² de área construída, conecta tecnologia de ponta e natureza: são 2.000 m² de área plantada com espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, é uma construção sustentável que obterá a certificação LEED Gold. A área de pesquisa contará com três Salas Limpas do tipo ISO7 com certificação nível NB2, as únicas no país que têm esse patamar de segurança e paredes de vidro.

Ficha técnica:

Pré-construção e construção: Racional Engenharia

Projeto de arquitetura: Safdie Architects, em parceria com Perkins+Will

Projeto de paisagismo: Isabel Duprat

Gerenciadora: Arcadis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×