Como legalizar a água de poço residencial e industrial?
Dentre as várias obrigações que um responsável por perfuração de poço deve ter, estão as análises da água. Elas verificam e pesquisam os parâmetros químicos e diversos patógenos na água, afim de adequá-la para o consumo.
O principal objetivo é fazer estudos clínicos, biológicos e químicos, que garantem que a água uma vez ingerida não será nociva ao ser humano a vida, nem a curto, nem a longo prazo.
É importante, no entanto, verificar que cada órgão responsável pela outorga (autorização de exploração) do poço tem seus próprios parâmetros. Em nível nacional, estamos falando daAgência Nacional de Águas (ANA). No Rio de Janeiro, o responsável é o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA). E por aí vai, cada estado tem seu próprio órgão responsável por conceder as licenças necessárias para a outorga.
Verifique a qualidade do laboratório de análises
O que é comum em todos os estados é a necessidade de contratar um bom laboratório. Para isso, é importante verificar as acreditações, o tempo de atuação no mercado, as licenças conseguidas, dentre outros fatores.
Para se certificar de que o laboratório tem as credenciais e o know-how necessários, avalie os seguintes fatores:
- Tempo de atuação no mercado;
- Certificações e licenças (ensaios de proficiência e licença ambiental, por exemplo);
- Formação e experiência dos profissionais;
- Estrutura física do laboratório (equipamentos, instalações etc.);
É importante também fazer benchmarking com empresas que já foram atendidas pelo laboratório, conhecer os cases de sucesso. Muitas vezes, aspectos como atendimento, rapidez nas entregas e qualidade do serviço podem ser avaliadas a partir da experiência que outros clientes do laboratório obtiveram quando buscaram os serviços de análise de água.
Para saber mais sobre a outorga de poço, baixe agora o e-book gratuito: ‘Água de poço residencial e industrial — O que você precisa saber para legalizar?’.
Share this content: