fbpx
terça-feira, abril 23, 2024
Notícias

Eficiência na limpeza e sanitização de alimentos reduz perdas financeiras

As práticas de limpeza e sanitização, são parte fundamental para que os seus produtos possam passar pelo setor de controle e garantir os selos que comprovam a qualidade dos alimentos. Os programas de limpeza são fundamentais para alcançar estes objetivos e evitar a deterioração e contaminação dos produtos.

Todos os produtos devem atender especificações e exigências dos padrões microbiológicos, para que os produtos possam ter maior durabilidade nas prateleiras, passando por rígidas análises de fontes de contaminação.

Para Jefferson, proprietário da Weinberger, empresa especializada em escovas para empresas alimentícias, “os programas de higiene podem ajudar as empresas e evitarem o desperdício de matéria-prima, que afeta de forma agressiva a saúde financeira das empresas”, comentou.

Produtos que não passam por um rigoroso controle de qualidade, correm sério risco de perder todo o produto que foi produzido por causa de uma análise mal feita. Quando as empresas passam por uma consultoria, para saber onde está indo o dinheiro, muitos empresários se assustam ao perceber quanto de recurso está indo com produto que não chega às prateleiras.

A validação da limpeza tem por objetivo eliminar e remover resíduos orgânicos e minerais, que aderem a superfície das bancadas e máquinas da produção. Acabam virando abrigo e local de desenvolvimento de micro-organismos.
De acordo com Jefferson, antes mesmo de ter um controle de qualidade muito rigoroso, os empreendedores precisam investir em equipamentos específicos para limpeza e sanitização da indústria de alimentos para preservar toda a pureza, palatabilidade, qualidade dos alimentos e a sua validade e garantir o máximo do proveito das matérias primas, reduzindo os custos.

Fonte: Dino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×