fbpx
terça-feira, junho 18, 2024
Notícias

Pela terceira vez consecutiva, 3M está na lista das empresas mais éticas do Brasil

“Só existe uma forma de fazer negócios: a forma certa”. Esta é a premissa que norteia os negócios da 3M. Reconhecida no mercado por ser uma empresa que zela pela conduta ética de seus funcionários e parceiros, a 3M do Brasil está pela terceira vez consecutiva na lista de empresas Pró Ética 2016 do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. A listagem conta com os nomes de 25 empresas consideradas mais éticas e íntegras nas relações entre os setores público e privado.

Realizado desde 2010 em parceria com o Instituto Ethos, com objetivo de avaliar e divulgar as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, a edição deste ano recebeu a inscrição de 195 empresas – ante 19 no ano anterior. Após as quatro fases da avaliação (requisitos de admissibilidade, análise de perfil, questionário de avaliação e pontuação), apenas 25 empresas receberam a premiação.

“Empresas duradouras são as que têm bases financeiras sólidas, marcas fortes e, principalmente, as que zelam por condutas éticas de seus funcionários e parceiros, que as representam em qualquer lugar do mundo. Valorizar este aspecto permite a concretização de negócios a partir de uma melhor gestão de riscos e garante a sustentabilidade da empresa”, afirma Roberta Paoloni, líder da 3M de Compliance para a América Latina.

Repetindo o desempenho do ano anterior, em 2016 a 3M também figura a lista de empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto Ethisphere, importante centro norte-americano líder mundial na promoção de melhores práticas em ética corporativa e conformidade empresarial. A avaliação é realizada há 10 anos.

Tais reconhecimentos evidenciam a seriedade com que a questão de Compliance é tratada na empresa, que mantém desde a década de 1980 um Programa Global de Compliance, com código de conduta ética nos negócios e outras ferramentas. O Código Conduta foi elaborado pela primeira vez em 1988 e teve a última revisão em 2016. O documento reúne políticas que direcionam os funcionários de forma legal e ética nos negócios. A companhia oferece ainda treinamentos periódicos e mecanismos internos para que os funcionários comuniquem (com liberdade, sigilo e sem retaliação) qualquer suspeita de violação à lei e às politicas da empresa.

“Para a 3M, o prêmio contribui para a nossa reputação e os negócios. Indica que nosso investimento e boas práticas em compliance são reconhecidos e valorizados pelo mercado e nas relações público e privado”, afirmou o presidente da 3M do Brasil, Jorge Lopez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×