fbpx
domingo, abril 21, 2024
Notícias

Empreender é mais fácil com associativismo

Soma de forças de empreendedores do setor de farmácias de manipulação aumentou o poder de negociação com instituições financeiras e reduziu custos do negócio.

Quando o receio da crise aperta, uma das primeiras preocupações que atingem o empreendedor é o medo da concorrência. O que muitos não percebem é que pode ser bom negócio olhar menos para o outro como concorrente e mais como aliado. Várias pequenas empresas unidas podem negociar melhor com o fornecedor do que uma empresa média solitária, por exemplo.

É isso que mostra a experiência da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) – entidade que representa a cadeia dos medicamentos e produtos manipulados em farmácias. Formada por profissionais e empresários do setor, a organização nasceu para facilitar o dia a dia das farmácias de manipulação, auxiliando os membros principalmente a se manterem em dia com a legislação brasileira, que é uma das mais rigorosas do mundo.

Mais recentemente, os associados perceberam que era possível ir além. A entidade passou, então, a usar a força dos cerca de 5.000 filiados para buscar oportunidades de trazer mais dinheiro para o caixa das empresas.

Um dos resultados foi a negociação realizada com operadoras de máquinas de cartões de crédito e débito, que passaram a oferecer taxas de recebíveis até 70% abaixo da média do mercado. Ao final de um ano, algumas farmácias associadas chegaram a economizar o equivalente a uma folha de pagamento.

“Se considerarmos que o custo com pessoal é um dos principais gastos das empresas prestadoras de serviços, dá para ter ideia do que significa ter o 13º pago com uma economia como essa em uma pequena farmácia de manipulação, que é o perfil majoritário dos negócios do setor de farmácias de manipulação”, ressalta o presidente da Anfarmag, Ademir Valério. “Ao buscar a sustentabilidade econômica de seus negócios por meio do associativismo, os empreendedores do setor perceberam que era possível compartilhar recursos, combinar competências e ratear custos para explorar novas oportunidades”.

Da mesma forma, atualmente, os sócios da Anfarmag se inscrevem com desconto nos principais eventos que interessam a esse empreendedor. Por meio da entidade, as farmácias associadas conseguem ter acesso a material técnico de ponta que demandaria custo e tempo irreais no contexto de uma farmácia de manipulação isolada, a um programa completo de educação continuada para capacitar os funcionários e até a uma espécie de SAC formado por profissionais especializados que ajudam a resolver questões técnicas, jurídicas, tributárias e contábeis diariamente.

“Surgida a partir da união de empresários em busca de somar competências, a Anfarmag pouco a pouco se profissionalizou de modo que não é preciso ratear cada um dos novos benefícios. Ao contrário, os associados fazem contribuições mensais proporcionais ao tamanho de seus negócios e todas as conquistas são compartilhadas sem custos adicionais”, explica Ademir.

Sobre a Anfarmag

Entidade sem fins lucrativos, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa o setor magistral, voltado para a preparação (manipulação) de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada que atendam às necessidades específicas de cada paciente. A entidade zela pelas boas práticas de manipulação e o comprometimento do setor para a saúde da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×