fbpx
segunda-feira, abril 29, 2024
Notícias

Empresário brasileiro volta a se mostrar otimista para os próximos 12 meses, diz Grant Thornton

Pela primeira vez desde janeiro de 2014 a expectativa dos empresários brasileiros para os próximos 12 meses volta a ser otimista, elevando o índice de -13% para 18%, elevação de 31 pontos percentuais no estudo International Business Report (IBR), pesquisa trimestral realizada pela auditoria e consultoria Grant Thornton, que avalia a expectativa de líderes de mercado em 36 economias.

No ranking geral o Brasil subiu 3 posições, saindo de 26° para 23° país mais otimista. Pela primeira vez o Japão caiu para última posição, abaixo da Grécia que vinha, nos últimos trimestres, sendo apontada como o país menos otimista. Os melhores indicadores foram apontados pelas Filipinas, seguido da Irlanda e Índia.

No Brasil, a incerteza econômica que seguia em alta nos últimos trimestres, obteve também uma queda sensível nos três últimos meses, diminuindo 15 pontos percentuais, saindo de 70% para 55%, em comparação ao primeiro trimestre de 2016. A maior confiança do empresariado também foi constatada nos outros indicadores medidos pela pesquisa da Grant Thornton.

Apesar da perceptível mudança no humor, os empresários mostraram cautela na expectativa acerca de outros temas como aumento na exportação, aumento real de salário e ampliação de financiamento para os próximos 12 meses, onde houve pouca ou nenhuma mudança nos indicadores.

“Olhando para a América Latina, sobretudo Brasil, México e Argentina, percebemos um viés mais otimista. O pessimismo que abateu essas economias principalmente em 2015 está gradualmente sendo revertido. A perspectiva de estabilização da atividade econômica, as exportações que podem continuar respondendo positivamente ao câmbio real mais favorável e uma melhora no consumo doméstico têm sido fundamental para volta da confiança do empresariado nestes países”, analisa Daniel Maranhão, sócio líder da área de consultoria e auditoria da Grant Thornton.

O otimismo em relação à expectativa de exportação e internacionalização dos negócios ainda se mantém no patamar dos 17 pontos, praticamente estável nos últimos trimestres. Para Maranhão, o momento ainda é de cautela, uma vez que novos ingredientes como a decisão sobre o Brexit foram adicionados ao contexto econômico global. “No entanto – ressalta – esse é o momento para as empresas continuarem a se organizar internamente e projetarem o futuro olhando para diferentes mercados e inovação”.

Sobre o IBR

O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 22 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 10 mil empresas de 36 economias. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Sobre a Grant Thornton Brasil
A Grant Thornton é quinta maior empresa do ramo de auditoria, consultoria e outsourcing no Brasil. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda. no País, a empresa conta com uma equipe de especialistas, que possui muita experiência no mercado. A Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×