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sexta-feira, abril 26, 2024
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Inteligência e monitoramento: até onde a indústria farmacêutica pode chegar em 2016?

Na contramão da crise econômica no Brasil, o setor farmacêutico ganha fôlego e continua crescendo, as previsões apontam para uma receita na casa dos US$ 48 bilhões até 2020. Para se ter uma noção de proporcionalidade, a IMS divulgou que em 2015 houve um aumento de 12% em relação ao ano anterior e um lucro total de R$ 40 bilhões na indústria. 

Com um mercado tão rico e cheio de perspectivas de crescimento, parece até fácil de obter sucesso, mas na verdade é o oposto disso! A alta do dólar tem freado um pouco as produções de alguns medicamentos, evitando assim a entrada de novos laboratórios no país, porém, o crescimento do poder aquisitivo dos mercados emergentes, que inclui o Brasil, vinculado ao envelhecimento da população, faz do Brasil uma praça com enorme potencial ainda a ser catequizada pelas marcas. De acordo com o Multifarmas (empresa de big data que oferece dahsboards e relatórios para a indústria e varejo farmacêutico), a expectativa é que o mercado continue agitado, tanto é que o ticket médio subiu 13% e as vendas seguem a mesma proporção.

David Almeida, sócio-fundador do Multifarmas, comentou sobre sua ferramenta e como ela pode ajudar as equipes na indústria. “A busca por uma gestão eficiente envolve atenção às tendências e uma análise detalhada do desempenho de seus produtos e de seus concorrentes no varejo, um ponto sabidamente importante, mas que hoje tem uma enorme dificuldade em ser acompanhado, é em relação as SKU”s que se encontram em ruptura. Essa indisponibilidade tem gerado perdas de aproximadamente R$ 2 bilhões no faturamento anual. Com a nossa ferramenta, este acompanhamento se torna dinâmico e em tempo real.”

Hoje o Brasil ocupa a 7ª posição entre os países que mais consomem medicamentos e cosméticos no mundo. Se analisarmos somente o mercado nacional, o segmento de medicamentos e cosméticos já é o primeiro em número de vendas pela internet, ultrapassando as categorias de eletrodomésticos, telefonia e moda. Os insights corretos, fornecidos pela ferramenta, alinhados a um bom planejamento, fazem com que esforços sejam aplicados onde há demandas com grande oportunidade, com isso, um aumento considerável no market share pode ser esperado.
No mundo dos negócios, informação é a base do sucesso, no farmacêutico isso não poderia ser diferente. Controlar seu portfólio e extrair oportunidades baseadas em tendências de compra, monitoramento de positivação e preço da concorrência, são fatores determinantes para configurar ações competitivas e aumentar seu fluxo de vendas. Para quem deseja colher frutos ainda em 2016 não pode deixar de lado as ferramentas de big data com informações em tempo real, para assim desenvolver um bom planejamento de marketing e logístico.

Uma visão ampla de seu portfólio e de seus concorrentes trará benefícios vitais quando o assunto é competitividade. Hoje em dia, podemos considerar como pré-requisito (indispensável) avaliar a precificação e a disponibilidade dos produtos. Com base em informações tão simples como estas, é possível fomentar estratégias complexas para ganhar pontos com o seu consumidor.

Fonte: Exame

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