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segunda-feira, abril 29, 2024
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Encontro Febrafar movimenta mercado farmacêutico

O Encontro Febrafar 2017, realizado entre 10 e 12 de abril em São Paulo (SP), foi um grande sucesso, marcado por muitas negociações em sua Feira de Negócios, que teve a participação das 55 redes associadas e de 105 representantes de indústrias, distribuidoras e prestadoras de serviços. Foram realizados importantes debates sobre os rumos de mercado das farmácias e um grande jantar, que reuniu mais de 750 dos principais parceiros do mercado no Clube Sírio Libanês.

Assembleia e jantar

O evento começou com a apresentação do presidente da Febrafar, Edison Tamascia, e do diretor executivo, José Abud Neto, que aprovaram mais uma rede para a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias): o Grupofarma, de Varginha. “É importante ter em mente que, diariamente, recebemos pedidos de adesões, contudo, temos um processo altamente meticuloso antes de uma aceitação. Sabemos da necessidade de estarmos com redes que compactuam de nossos ideais”, explicou Tamascia.

Na sequência, o diretor e 1º Tesoureiro, Wilson Galli, e o conselho fiscal aprovaram as contas referentes ao ano de 2016. Ocorreram ainda apresentações de temas variados relacionados ao mercado nas quais foram apresentadas novas ferramentas, pesquisas e resultados de grupos de estudos da ESPM sobre gerenciamento de categorias e debatido os dados referentes ao PGC. Teve ainda apresentação da distribuidora Santa Cruz.

Mesmo com um dia bastante cheio, o grande destaque foi para o Jantar Anual Febrafar, que reuniu, em um elegante evento, os principais nomes do mercado farmacêutico do país. Foram cerca de 750 pessoas que circularam pelo evento e assistiram a uma apresentação do presidente Tamascia, que mesclou suas falas com apresentações de vídeos e dados em um grande telão.

Encontro de Negócios

A terça-feira (11) já começou mostrando que os resultados do tradicional Encontro de Negócios da Febrafar seria um imenso sucesso, com todas as redes recebendo os sócios honorários (industrias, distribuidoras e empresas de serviços) e convidados em uma estrutura especialmente desenvolvida para o melhor atendimento.

“Ficamos muito felizes com os resultados, pois o feedback que tivemos das redes e dos parceiros foi o mais positivo possível. Foi meu primeiro evento à frente do comercial da Febrafar, mas pude observar que a proposta de aproximação das redes e parceiros no formato que montamos foi acertado. Sempre há o que melhorar, mas estamos no caminho certo para proporcionar o crescimento de todo o mercado”, explicou a diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni.

Debate sobre futuro

No terceiro dia, Tamascia apresentou resultados referentes ao IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada), comprovando o acerto em apostar em um braço que fornecesse conteúdos de grande qualidade para todo o mercado, uma vez que a repercussão das pesquisas são constantemente elementos para a realização de estudos e reportagens.

Em seguida, representantes da Sandoz apresentaram novidades para os participantes e a Hypermarcas falou de sua nova estrutura e seu posicionamento estratégico.

A palestra final ficou na responsabilidade de Tamascia, que apresentou números de mercados em comparativos com os da Febrafar e, por mais que se tenha apresentado que os crescimentos das redes estão sendo acima do mercado, existem farmácias em que o resultado não é tão positivo. Por isso, se mostra necessária uma reflexão.

“Vemos que estamos no caminho certo, mas, por incrível que pareça, são muitas as farmácias de nossas redes que não se atentaram à necessidade de se adequar a uma nova realidade. Nós fornecemos ferramentas e vemos que, quem utiliza, cresce. É necessário entender a importância do uso, e isso deve partir do gestor da rede, temos que ser o exemplo”, afirmou o presidente da Febrafar.

Também foi apresentado o Estudo de Mercado, realizado pelo IFEPEC entre janeiro e abril de 2017, e contou com o apoio do NEIT (Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia), do Instituto de Economia da UNICAMP.

O objetivo do estudo foi analisar o varejo farmacêutico nacional e categorizar os tipos de farmácias de acordo com o posicionamento estratégico. Dentro desse conceito, as farmácias foram divididas nas seguintes categorias: Farmácias Independentes, Franquia/Licenciamento de Marca e Associativismo, Farmácias Populares, Grandes Redes e Redes Regionais, cada uma com suas características.

Contudo, segundo Tamascia, não é ter o nome ou a nomenclatura que estabelece o modelo adequado ou o sucesso do negócio, mas sim a estrutura administrativa e a administração correta dos formatos.

O diretor geral da Febrafar, José Abud Neto, finalizou o evento. “Esse momento final, em que fazemos uma reflexão sobre nossa atuação do mercado, para mim, é o mais importante de todo o evento, pois, temos que levar às nossas redes mensagens que realmente façam a diferença”, afirmou.
Neto concluiu apresentando os próximos eventos, que são o Encontro de Gestores, de 07 a 08 de junho; MTN 2017, de 16 a 19 de julho, e o Encontro Febrafar, de 11 a 13 de setembro.

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