fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
Inovações tecnológicas

Engenheiro cria aparelho para ensaios de estanqueidade

Embora seja uma etapa fundamental da obra, não havia aparelhos para a realização correta dos testes de estanqueidade nas instalações hidráulicas na construção civil. O engenheiro civil Horácio de Almeida Júnior, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), identificou essa necessidade e criou o “aparelho de ensaio de estanqueidade de pressão interna em instalações de hidráulicas”, para realizar de forma rápida e eficiente os ensaios na obra.

Horácio já atuava na construção civil e observou que não havia nenhum equipamento no mercado que executasse o teste de estanqueidade, segundo as normas brasileiras. “Minha empresa prestava serviços de controle de qualidade e alguns clientes meus pediram esse tipo de ensaio, fui procurar equipamentos e apenas encontrei produtos com baixo desempenho e baixa produtividade e, que pior, não estavam compatíveis com as normas, principalmente para água quente”, conta o inventor.

O “aparelho de ensaio de estanqueidade de pressão interna em instalações de hidráulicas” pode ser operador por uma única pessoa por ser um sistema semi-automático, equipado com vaso de pressão para depósito e passagem de água circulante no sistema, bomba hidráulica e vários dispositivos para controle de temperatura, pressão, fluxostatos e válvulas hidráulicas.

Para Horácio, o seu “aparelho de estanqueidade” levará a um alto rendimento e maior produtividade na execução dos ensaios, à especialização da mão de obra e à totalidade da obra verificada segundo as normas técnicas. O produto ainda se destaca pelo sistema automático de retirada do ar da tubulação (sangramento) e baixo custo de produção.

Como público-alvo, o inventor foca em empresas instaladores de sistemas hidráulicos em edificações, uma vez que o produto também pode ser usado em outros sistemas que exijam a estanqueidade no processo construtivo, como as caldeiras.

Horácio tem registrado o “aparelho de ensaio de estanqueidade de pressão interna em instalações de hidráulicas” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente busca investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Sobre a ANI

A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Site: www.inventores.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×