fbpx
terça-feira, maio 21, 2024
Notícias

Farmacêutica EMS defende o poder de escolha em campanha de conscientização sobre a gravidez na adolescência

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, lança no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a campanha nacional “A vida é feita de escolhas”, para levar informações de qualidade sobre educação sexual, prevenção de gravidez e planejamento familiar a mulheres e homens em todo o Brasil, principalmente para adolescentes em fase de iniciação da vida sexual. Segundo estudo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em países em desenvolvimento, como o Brasil, a cada dia, 20 mil meninas com menos de 18 anos dão à luz, e a cada ano, cerca de 70 mil delas morrem de causas relacionadas à gravidez e ao parto. Por isso, a EMS defende que a gravidez deve ser uma escolha – e não um acidente.

Em uma ação especial de lançamento desse movimento, a EMS promoverá um mutirão em 250 consultórios de médicos ginecologistas pelo país, colocando à disposição das pacientes serviços de cuidados pessoais nas salas de espera, como esmalteria, massagem e maquiagem, chamando a atenção para a campanha.

Para se aproximar dos adolescentes e jovens, o movimento “A vida é feita de escolhas” tem forte presença digital, com o lançamento do hotsite www.avidaefeitadeescolhas.com.br, e já está também no Facebook, Instagram e Youtube. Nesses canais, a empresa apresentará, mensalmente, uma série com episódios em vídeo sobre temas de interesse dessa faixa etária, como mudanças no corpo, tensão pré-menstrual, virgindade, escolha do método anticoncepcional e ciclo menstrual, conteúdos produzidos por médicos de renome. Os assuntos também serão abordados em folhetos educativos a serem produzidos e distribuídos pela EMS. “A orientação é sempre um caminho essencial para a prevenção da gravidez na adolescência, um problema de saúde pública no Brasil. O nosso objetivo é fazer esse trabalho de conscientização dando voz ao poder de escolha, de forma leve e sempre baseada no diálogo”, afirma Joaquim Alves, diretor de Marketing e Demanda da unidade de Prescrição da EMS.

Próximos passos

Nos próximos meses, a campanha levará a palestra “Mulher no Controle” para mais de 350 escolas, faculdades e empresas espalhadas pelo Brasil. A apresentação será conduzida por profissionais da saúde de cada região, e abordará temas como gravidez na adolescência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e planejamento familiar.

Também para este ano, o movimento prevê, entre outras iniciativas, a realização de 60 palestras da psiquiatra e sexóloga dra. Carmita Abdo, livre-docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para médicos ginecologistas, sobre sexualidade e o comportamento. O conteúdo terá transmissão online e interação por aplicativo, com previsão de atingir mais de cinco mil profissionais pelo Brasil.

Números do movimento “A vida é feita de escolhas”

17 mil
mulheres devem assistir à palestra “Mulher no Controle”

5 mil
médicos devem ser impactados ao participarem da aula sobre sexualidade e comportamento feminino

350
instituições receberão a palestra “Mulher no Controle”

250
consultórios de médicos ginecologistas receberão o mutirão do movimento no Dia Internacional da Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×