fbpx
terça-feira, maio 21, 2024
DestaqueEsterilização

Irradiação por raios gama é alternativa eficiente para esterilização

A irradiação por raios gama é usada para esterilização de produtos e descontaminação ou redução de carga microbiana nos segmentos de alimentação, embalagens, fármacos, cosméticos e produtos veterinários.  A tecnologia é alternativa a métodos como por exemplo o tradicional EtO (óxido de etileno).

A esterilização e a descontaminação por energia ionizante através de raios gama consiste na exposição dos produtos à ação de ondas eletromagnéticas curtas, geradas a partir de fontes de Cobalto 60 em um ambiente especialmente preparado para esse procedimento. Como as ondas eletromagnéticas possuem grande poder de penetração, os organismos podem ser alcançados onde quer que estejam, tanto em embalagens lacradas como em produtos acondicionados das mais variadas maneiras, o que garante a total eficácia do processo.

No decorrer do processo, os produtos já embalados são encaminhados, (dentro de suas embalagens de transporte ou ate finais), em uma esteira automaticamente controlada sem a necessidade de manipulação – para a sala de esterilização. Nesse ambiente protegido por espessas paredes de concreto (bunker) encontra-se a fonte de Cobalto 60, que emite os raios gama responsáveis pela quebra de DNA dos microrganismos. O processo pode ser considerado similar ao de um microondas, ou seja, o produto é tratado e pode ser consumido/ utilizado imediatamente após o tratamento. A diferença fica por conta do comprimento de onda, que no caso do microondas tem energia o suficiente para agitar as partículas e aquecer o produto, enquanto na radiação através de Co60 tem energia para quebrar a cadeia de DNA dos microorganismos.    

Aplicações da tecnologia

Dentre os segmentos ligados às ciências da vida, a radiação gama pode ser utilizada em: materiais médico-hospitalares, produtos e acessórios para laboratórios, produtos farmacêuticos, produtos veterinários e cosméticos. O processo de esterilização de materiais na medicina tem várias utilidades, como por exemplo irradiação de produtos destinados a transplantes e implantes, esterilização de materiais descartáveis, como luvas, seringas, agulhas, gaze, mascaras cirúrgicas, entre outros. No caso dos cosméticos, a tecnologia é usada para descontaminação ou redução da quantidade microbiana no produto e suas matérias-primas, indo ao encontro de padrões de qualidade cada vez mais rigorosos. Além disso, a proibição do uso de óxido de etileno para descontaminação de materiais que não sejam médico-hospitalares torna a irradiação com raios gama praticamente a única alternativa para esterilização a frio de matérias-primas.

No caso de produtos farmacêuticos e veterinários, está em jogo também a qualidade microbiológica dos produtos e de suas matérias-primas, já que é necessário seguir padrões microbiológicos para manter os produtos inalterados durante o seu prazo de validade e prevenir danos aos consumidores.

Vantagens da tecnologia

Dentre as vantagens do processo, destacam-se:
– Possui alto poder de penetração, permitindo o processamento de produtos em suas embalagens finais, inclusive de geometria complexa, dispensando qualquer tipo de manipulação.
– Processo seguro de esterilização e redução de carga microbiana, pois a única variável a ser controlada é o tempo de exposição do produto.
– Livre de resíduos, o tratamento permite que o produto seja utilizado ou consumido imediatamente após a aplicação.
– É economicamente viável para todos os tipos de materiais e não altera a temperatura dos itens tratados.
– É um processo ecológico de esterilização, pois não possui emissões tóxicas ou resíduos, além de não causar impactos na qualidade do ar ou da água.
– Penetra em embalagens e produtos de todos os formatos, inclusive formas complexas
– Compatível com produtos termossensíveis
– Adequado para produtos in natura, refrigerados, congelados

Quem oferece o serviço:
CBE
www.cbesa.com.br
(11) 4417-1344

Foto: Steritech.com.au

7 thoughts on “Irradiação por raios gama é alternativa eficiente para esterilização

  • Luis Gustavo Berenguel

    Realmente a técnica é muito eficiente. Como todo processo de esterilização, requer sua validação, mas que, comparada a outras técnicas apresenta-se de forma relativamente simples.
    Grande matéria!

  • É uma grande matéria sim !! Mais acho que poderíamos usar máquinas e inteligências artificiais para podemos chegar em que raios gamas poderiam servir de fontes de energia alternativas ao longo dos anos !! Muitos raios se acumulam , poderíamos aproveitar muito com o armazenamento interno de tudo isso !! A conclusão disso tudo é que mesmo expostos a radiação dessa energia poderosa poderíamos usar grandes quantidades de ionização para tentar neutralizar a grande quantidade de energia omitida ! E assim poderíamos também evitarmos tais estragos diante se várias catástrofes ambientais , e ao longo dos anos cientistas estão tentando criar um novo sol através de colisões entre prótons é alho esplêndido e inovador !! Mais algo está muito errado pois a energia que será alcançada e transmitida seria de 10.000 milhões no entanto seria bem provável por cálculos que isso afetaria a rota do verdadeiro sol e com certeza resultaria no mundo sem luz !! Então é isso

  • Parabens para o site Boas Praticas que tem alavancado as questões referente ao uso de Aceleradores de Electros na Esterilização e difundindo o usos do Raios Gama como uma estratégia de futuro e de Qualidade e Higiene em nossos laborátorios e Hospitais. Grato!!!

  • Francisco Cesar Teixeira Garcia

    Não tenho comentários, tenho dúvida. Preciso irradiar uma peça injetada em Polipropileno Random com raio gama. Em todos testes as peças amarelaram muito comprometendo o visual da peça. Tem algum aditivo que posso colocar para evitar esse amarelamento???
    Aguardo a resposta. Obrigado.

  • Boa tarde!
    Gostaria de saber a validade de esterilidade do frasco Plástico após irradiação Gama, Menor dose 10kgY e maior 27kgY.
    Obrigado.

  • Amanda Guedes Gimenes Dias

    Boa tarde!

    Gostei muito da matéria.

    Gostaria de saber quais formas existem para realizar a validação desse tipo de esterilização?

  • Juliane

    Bom dia, como posso utilizar na linha de produção para a esterilização de embalagens de polietileno? Tem um custo alto para implantação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×