fbpx
quinta-feira, junho 20, 2024
Notícias

LiteLiMS leva conceitos da Indústria 4.0 à gestão de laboratórios de todos os portes

Localizada na cidade catarinense de Joinville, um dos polos nacionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a LiteLiMS, empresa que desenvolve software para Sistema de Gerenciamento de Laboratórios – tem aproximado a Indústria 4.0 dos laboratórios dos segmentos metalmecânico, químico, ambiental e centros de PD&I.

Disponível na nuvem, o LiteLiMS é uma plataforma SaaS (do inglês Software as a Service, ou software como serviço) com pagamentos mensais, sem custo de aquisição e necessidade de treinamento. Entre os recursos do software estão o escopo de ensaios, controle de normas, gestão de equipamentos, instruções de trabalho, controle de insumos e gerenciamento de documentos.

Gustavo Baumgarten, CEO da LiteLiMS, explica que a Indústria 4.0, também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, surgiu em 2011 na Alemanha e,  apesar de bem difundida na Europa, no Brasil poucas empresas fazem uso de suas boas práticas e se beneficiam de seus resultados. Conceitos como Computação em Nuvem e Internet das Coisas, por exemplo, estão nos princípios da Indústria 4.0 e, estão também presentes no software desenvolvido pela empresa.

“Uma das premissas da Indústria 4.0 é o aumento da produtividade especialmente pelo uso de softwares ou máquinas que conectam processos. Muitos laboratórios ainda sofrem com a burocracia em papel, com a perda de performance de seus colaboradores, descentralização da informação, com a falta de métricas de produtividade, além de ausência de padronização e automatização nos processos de controle de qualidade”, menciona Baumgarten.

O executivo conta que o LiteLiMS atua para resolver esses problemas, desse modo impulsionando características da Indústria 4.0. Uma prova disso está nos indicadores de seus clientes, que apontam para uma média de 87% de melhoria na produtividade dos laboratórios. “Nossos números também mostram que o índice de redução de retrabalhos conquistado pelos nossos clientes com o uso do software ultrapassa os 40%. A redução de custos na gestão laboratorial tem uma média de 58%”, destaca o CEO.

Sobre os clientes, Baumgarten explica que a LiteLiMS surgiu para atender inicialmente Indústrias de Transformação de pequeno e médio porte, mas hoje sua carteira inclui nomes como WEG Equipamentos Elétricos S.A. (do setor Metalúrgico), uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, e Catarinense Pharma (Farmacêutico). Ambos utilizam o software em seus laboratórios para controle de qualidade e desenvolvimento de produtos.

“Ajudamos as empresas a se destacarem dentro do movimento de indústrias que investem em tecnologia e apostam na LiteLiMS como um excelente recurso na Gestão de seus laboratórios”, conclui.

Com atuação em todo o território nacional, a empresa já está de olho no mercado internacional.

A LiteLiMS é uma das startups que receberam investimento da aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups da região sul do Brasil e que conta com o apoio de mais de cem investidores que proporcionam para as startups aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×