fbpx
quinta-feira, maio 23, 2024
AutomaçãoDestaqueNotícias

Monitoramento automatizado da temperatura e umidade no armazenamento de produtos farmacêuticos em farmácias e hospitais com testo Saveris 2

Nas farmácias e hospitais, a saúde dos pacientes é de importância primária. Nesse setor em particular, é fundamental que se evitem os riscos que surgem devido ao armazenamento inadequado de drogas ou bolsas de sangue. Os medicamentos sensíveis à temperatura e umidade devem ser armazenados sob condições climáticas controladas, tendo sua conformidade continuamente monitorada e documentada. Os responsáveis pelo armazenamento precisam investir muito tempo nisso, já que erros podem ter consequências bem caras: um simples refrigerador de uma farmácia costuma armazenar medicamentos que juntos valem milhares de Reais – sem mencionar o valor envolvido na reputação do estabelecimento em questão.

Com o sistema de monitoramento de dados hospedados na nuvem do testo Saveris 2, a Testo adotou uma nova abordagem para monitorar a temperatura e umidade, além de ter simplificado a automatização da coleta, armazenamento e análise dos dados de medição. Os registradores de dados WiFi instalados em todos os pontos relevantes de refrigeração podem ser lidos via WLAN, permitindo que os dados estejam acessíveis em qualquer lugar e a qualquer momento através do Saveris Cloud. Os alertas são enviados automaticamente se os limites dos valores forem violados. Você pode, portanto, monitorar todas as condições ambientais relevantes nos refrigeradores, estoques, laboratórios e áreas de preparação de prescrição com muita facilidade, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O desafio

Quase todos os produtos farmacêuticos são sensíveis a temperatura e umidade. Muitos deles, portanto, devem ser armazenados em uma Cadeia do Frio, geralmente na faixa de temperatura entre 2 ° C e 8 ° C. Ao mesmo tempo, quando se trata de muitas drogas modernas, variações extremas de temperatura e dos níveis de umidade são grandes problemas que precisam ser evitados. Por exemplo: o congelamento pode prejudicar consideravelmente a eficácia de medicamentos que contenham proteínas. Uma vez que foi provado que produtos ainda menos sensíveis não podem tolerar grandes variações em seus ambientes, as Salas de Temperatura Controlada de +25 ° C responsáveis por armazenar medicamentos desempenharam um papel cada vez mais importante nesse processo. Nos hospitais, as bolsas de sangue, amostras de laboratório e os medicamentos precisam ser monitorados constantemente. Outros ambientes que também demandam monitoramento de clima são salas de espera e recuperação, UTI’s, salas limpas e áreas de cozinha. Em qualquer lugar e a qualquer momento, o cumprimento dos valores admissíveis de temperatura e umidade deve ser garantido e documentado. Quando feita manualmente, essa tarefa gera um esforço considerável para os colaboradores do hospital, já bastante atarefados com outras importantes funções.

A solução

A digitalização progressiva e automação oferecem possibilidades completamente novas para monitorar o clima no setor farmacêutico. O sistema de monitoramento de dados de medição baseado em nuvem testo Saveris 2 automatiza todo o processo de medição: com os dataloggers WiFi do testo Saveris 2, os valores de temperatura e umidade são gravados em um processo totalmente automatizado, sendo transmitidos para o Testo Cloud via WLAN, onde são armazenados de forma segura e permanente.

A partir de lá, eles podem ser acessados ou recuperados de qualquer lugar e a qualquer momento através de um navegador web padrão – em um PC de escritório ou Smartphone. Não são necessários o uso de softwares especiais e não há necessidade de instalar ou atualizar constantemente qualquer programa. Graças às muitas opções de visualização diferentes oferecidas pelo testo Saveris 2, a documentação resultados é realmente fácil. Isso economiza tempo e dinheiro valiosos, e, ao mesmo tempo, garante que todos os regulamentos e normas legais sejam cumpridas. Mesmo que os valores-limite sejam violados, a segurança é sempre garantida: Saveris 2 avisa os responsáveis via SMS, e-mail ou aplicativo (alerta push), para que eles possam responder imediatamente em caso de emergência.

 

A solução

• Monitoramento de temperatura automatizado e confiável

• Dados de medição acessíveis de qualquer lugar e em qualquer tempo, mesmo usando um smartphone ou tablet enquanto estiver em movimento

• Economize tempo e dinheiro com leitura automatizada de dataloggers

• Ajustável com outros registradores de dados conforme necessário

• Alertas automáticos em caso de violação do valor limite ou mau funcionamento

• Segurança muito alta, porque os dados são armazenados duplicados – na nuvem e no registrador de dados

Mais informações

Para obter mais informações sobre os registradores de dados Saveris 2 WiFi e Saveris Cloud e suas possíveis aplicações em farmácias / hospitais, entre em contato com os especialistas Testo: (19) 3731 5800 / sac@testo.com.br

Fonte: Testo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×