fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
Inovações tecnológicas

Novus e Ceitec desenvolvem chip inovador direcionado à área de saúde e alimentos

O chip CTC12100, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Novus e a Ceitec S.A., está entrando em sua fase final de testes. O chip de aplicação específica (ASIC) tem o objetivo de medir e registrar a temperatura de produtos sensíveis, permitindo que o histórico seja verificado a qualquer momento por meio de um smartphone com tecnologia Near Field Communication (NFC). O CTC12100 é o componente principal de um registrador de temperatura que está em desenvolvimento na Novus para lançamento em 2016. O produto é direcionado à cadeia do frio, que engloba os setores farmacêutico, alimentício e de hemoterapia. Compacto, o registrador é afixado ao produto a ser monitorado e acompanha todo seu ciclo de vida, da origem até o seu uso ou consumo. As condições de transporte e armazenagem podem ser verificadas a qualquer momento utilizando um smartphone, que envia os dados para armazenamento no sistema Novus Cloud, onde permanecem para futuras consultas. São os conceitos de Internet das Coisas (IoT) e computação móvel trazendo agilidade e segurança ao monitoramento da temperatura na Cadeia do Frio.

O CTC12100 da Ceitec  incorpora um número de série único e exclusivo que viabiliza a rastreabilidade do produto a ser monitorado. Esse número de série também é lido pelo smartphone e utilizado para identificar de forma única o histórico de temperatura.

O esforço conjunto entre Novus e Ceitec resultou no primeiro chip com propriedade intelectual brasileira para aplicações de monitoramento e registro de temperatura. As empresas esperam viabilizar a ampla adoção desse registrador no monitoramento da temperatura de produtos críticos para a saúde, como vacinas, medicamentos, hemoderivados e alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×