fbpx
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
Notícias

Osmose reversa e troca iônica andam de mãos dadas

Branquear e tingir fibras têxteis e tecidos sem causar danos ambientais pode parecer muito bom para ser verdade! No entanto, a “descarga de líquido mínima” (DLM) e a “descarga de líquido zero” (DLZ) – isto é, a minimização ou a evasão total de resíduos líquidos – já são uma realidade graças a processos de tratamento de água altamente eficientes que combinam osmose reversa com troca iônica. Neste aspecto, as membranas de osmose reversa da marca Lewabrane e as resinas de troca iônica Lewatit, da LANXESS, desempenham um papel fundamental.

A gestão de águas residuais no contexto do manejo responsável como um recurso valioso também é ilustrada pelo tema do Dia Mundial da Água deste ano: ” Águas Residuais”.

As indústrias têxtil e de couro, por exemplo, representam um grande desafio para os especialistas em tecnologia de eliminação e produção de água potável, em função do elevado consumo de água e da frequente poluição dos efluentes que eles geram.

Isto é especialmente verdadeiro em algumas partes da Ásia, onde estas indústrias estão concentradas. Acima de tudo, nos grandes centros industriais, um vasto número de pessoas tem que receber abastecimento regular de água potável. Um estudo de 2009 mostrou que, em 2030, as necessidades de água na Índia serão duas vezes mais elevadas do que os recursos disponíveis de água doce. Isso demonstra claramente que será impossível passar sem a reciclagem da água.

“O tratamento da água é um importante desafio global e ao mesmo tempo um atrativo mercado em crescimento”, afirma Jean-Marc Vesselle, líder da unidade de negócios Liquid Purification Technologies (LPT) da LANXESS. O mercado de membrana de osmose reversa está projetado para crescer a uma taxa acima de 10% anualmente nos próximos três anos. No caso das resinas de troca iônica, o crescimento previsto é de cerca de 4% ao ano.

“Com inovação, tecnologia cruzada e investimento contínuo, continuaremos a atender às necessidades dos clientes e nossa responsabilidade com o futuro”, complementa Vesselle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×