fbpx
segunda-feira, maio 27, 2024
DestaqueEntrevista

Diretor da Swell sugere investimento em inovação e capacitação

O Portal Boas Práticas entrevistou o engenheiro Mario Carneiro, especialista em sistemas de HVAC com larga experiência  em soluções para salas limpas.

 

 

O atual cenário econômico nacional e mundial preocupa usuários e fornecedores de soluções para salas limpas e ambientes controlados, mas algumas estratégias podem driblar os obstáculos e impedir a estagnação deste mercado.

Sobre este e outros temas nós conversamos com Mario Carneiro, diretor comercial da Swell Engenharia. Carneiro é engenheiro mecânico formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e trabalha no segmento de ar condicionado ha mais de 30 anos. Foi vendedor técnico e gerente comercial da Divisa Engenharia entre 1999 e 2004 e é diretor comercial da Swell Engenharia desde 2005.

Confira.

Quais as estratégias adotadas pela empresa para driblar o momento conturbado da economia nacional e mundial?
Acompanhando o atual cenário econômico nacional e mundial, acreditamos que esse momento pode se tornar uma excelente oportunidade de crescimento e qualificação, tanto da nossa empresa, como dos nosso colaboradores. Para isso, estamos investindo em ampliação do nosso quadro e capacitação dos nossos colaboradores. Além disso, sempre buscamos inovação tecnológica, tanto com parcerias com novas empresas na busca de novos conhecimentos e novos mercados, como investimento em infraestrutura.

A Swell fornece soluções para arquitetura de salas limpas
A Swell fornece soluções para arquitetura de salas limpas

Que diferenciais uma empresa especializada em sistemas de HVAC e soluções para salas limpas deve possuir para manter a credibilidade dentro do mercado das ciências da vida?
Sempre digo que, nesse mercado, o cliente não quer comprar apenas um produto ou um serviço. Na contratação de uma empresa que vai mexer profundamente nas suas instalações e que vai definir a qualidade final dos seus produtos ele na verdade está contratando a CONFIANÇA de que o resultado final será plenamente atendido e que a sua área será certificada e qualificada de acordo com os parâmetros estabelecidos incialmente no projeto.

É logico que o preço e a principalmente a qualidade dos materiais a serem instalados são importantes, pois isso faz parte do jogo comercial o resultado final, que é o que vai ficar visível a todos (clientes, colaboradores, investidores, etc), mas se o cliente tiver principalmente a confiança no seu fornecedor, com certeza ele fará a sua contratação baseado nessas premissas.

E como se consegue a confiança desse mercado, que é tão fechado e em que todos se conhecem? Se consegue com um bom relacionamento, capacidade técnica, bons produtos, bom preço e principalmente o atendimento de prazos e às exigências dos órgãos reguladores.

O sistema turn key é uma tendência no mercado de engenharia e arquitetura de salas limpas? Quais as suas vantagens?
A principal vantagem é que o cliente tem toda a solução em um único contrato, ou seja, a interface do cliente com o ou os contratados diminui. Isso na minha opinião representa um ganho muito grande ao cliente, em termos de tempo disponível para resolver outros assuntos e problemas, prazos e também nos custos finais da obra.

Hoje a Swell tem em seus quadros equipes que podem atender tanto soluções de ar condicionado e ventilação (HVAC), quanto a parte de arquitetura (divisórias, portas, forro, etc) e em alguns casos também a parte civil e utilidades.

Quais as principais dúvidas dos usuários sobre sistemas de HVAC para indústria farmacêutica e quais as soluções para esses questionamentos?
As principais dúvidas, são primeiramente, entender o que é necessário fazer para que o seu produto final atenda às normas e requisitos da Anvisa. Após isso, é como e o que se deve fazer para que isso seja atendido.
As soluções para esses questionamentos partem da escolha de um local adequado, um projeto bem definido e finalmente uma construção compatível com as necessidades do cliente.
Um projeto bem realizado é fundamental e essencial para que se evite problemas futuros.

Quais as principais dúvidas dos usuários sobre arquitetura de salas limpas e quais as soluções para esses questionamentos?
As dúvidas com relação à arquitetura são sempre duas, sendo a primeira com relação aos custos dos materiais empregados comparados com a construção civil. Temos que lembrar sempre que em relação aos custos, devemos levar em conta o tempo de montagem, readequação de layout e a manutenção, itens em que as divisórias levam grande vantagem em relação às paredes em alvenaria ou drywall.

Caso a empresa decida pela construção em divisórias, é necessária a escolha de qual material será utilizado podendo ser divisórias em EPS, PUR, PIR, LDR, Vidro simples dou duplo, cada qual com o suas qualidades e custos.

Essa decisão vai depender do budget que o cliente tem para investir e também qual é área que o cliente vai construir como produção, pesagem, embalagem, etc..

Quais os principais produtos e soluções que a Swell oferece para arquitetura e HVAC?
Com quase 10 anos no mercado, hoje a Swell tem condições de fornecer tanto instalações turn key (civil, arquitetura, HVAC e utilidades) como também podemos fornecer apenas parte dessas instalações.

Temos soluções e instalações na grande maioria das indústria farmacêuticas brasileiras, além de hospitais e indústrias micro eletrônicas, grandes usuárias de produtos e instalações em áreas limpas.

Que características técnicas fazem destas soluções boas alternativas para o mercado?
São produtos de alto valor agregado, porém, que atendem a indústrias de alto nível de sofisticação e qualidade em seus produtos. A soluções da Swell Engenharia conseguem atender desde pequenos laboratórios até grandes indústrias de ponta com alto teor tecnológico.

Quais os principais clientes da Swell na indústria farmacêutica, de cosméticos, hospitalar e de embalagens?
Indústria Farmacêutica
Eli Lilly do Brasil, EMS, Eurofarma, Insituto Vital Brazil, Mantecorp, Novartis, Pfizer Sanofi/Aventis, Neo Química/ Hypermarcas, Multilab.

Hospitais
Hospital das Clínicas, Instituto de Traumortopedia, Instituto do Câncer.

Indústria de Embalagens
Saint Gobain, Wheaton Brasil, West Pharmaceutical, Klockner Pentaplast.

Redação – Portal Boas Práticas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×