fbpx
terça-feira, junho 18, 2024
Notícias

Parceria entre Servier e Fiocruz permitirá fabricar medicamento inovador contra a isquemia cardíaca

O Grupo Servier e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) anunciam nesta quarta-feira (6/4) uma parceria de transferência de tecnologia de uma plataforma de produção de liberação modificada de micropellets, o que permitirá a fabricação da terceira geração de um medicamento inovador (o Vastarel) para o tratamento da isquemia cardíaca, segunda doença de maior mortalidade. O medicamento produzido em parceria com Farmanguinhos abastecerá o mercado nacional e estará disponível também para exportação. A plataforma já tem desenvolvimento para outros medicamentos e poderá ser utilizada para desenvolvimento de novos produtos de interesse do sistema público de saúde.

O anúncio ocorrerá na cerimônia que vai comemorar os 40 anos de atuação da Servier no Brasil, na qual também será divulgado um pacote de investimentos que inclui o lançamento de novos medicamentos e de parcerias em pesquisa, além do apoio a projetos sociais. O evento será realizado na sede da Servier, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a partir das 9h.

Servier

Parte dos 30 principais grupos farmacêuticos do mundo, a Servier faturou 3,9 bilhões de euros no mundo em 2015 e tem um modelo de negócio único: é uma fundação privada sem fins lucrativos, 100% dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de medicamentos inovadores com 100% do lucro reinvestido a cada ano. Não há distribuição de dividendos. A estrutura foi pensada pelo fundador Jacques Servier antes de sua morte em 2014, para garantir sustentabilidade e independência do mercado financeiro.

Farmanguinhos

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) é, atualmente, o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Farmanguinhos produz mais de 1 bilhão de medicamentos por ano para os programas estratégicos do Governo Federal, que são distribuídos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de atender demandas emergenciais no Brasil e no exterior. Entre os produtos elaborados pelo Instituto estão antibióticos, anti-inflamatórios, anti-infecciosos, antiulcerantes, analgésicos, medicamentos para doenças endêmicas, como malária e tuberculose, antirretrovirais contra a Aids, medicamentos para o sistema cardiovascular e o sistema nervoso central e para os programas de diabetes e hipertensão. Atualmente, o Instituto pode produzir mais de 50 tipos de medicamentos diferentes, de acordo com as necessidades do SUS.

Serviço: Servier Brasil – 40 anos
Data: 6 de abril de 2016
Horário: 9h
Local: Estrada dos Bandeirantes 4.211, Jacarepaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×