fbpx
segunda-feira, junho 24, 2024
Notícias

Permution apóia Projeto Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea

projetoServiço do Hospital Pequeno Príncipe, que atualmente é o maior do Paraná, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, está entre os mais importantes do Brasil.

 

A Permution apóia o Projeto Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea, do Hospital Pequeno Príncipe. Em 1968, o hospital iniciou o atendimento a pacientes hematológicos e oncológicos. Assim, nasceu o serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe, que atualmente é o maior do Paraná, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, e está entre os mais importantes do Brasil.

É referência em tumores sólidos e doenças hematológicas malignas e não malignas. Com 140 pacientes novos por ano, os principais cânceres tratados são leucemias, linfoma não Hodgkin e Hodgkin e tumor de Wilms. Em 2012, foram realizados 6.960 mil atendimentos ambulatoriais, dos quais 77% foram de pacientes atendidos pelo SUS.

O Serviço de Oncologia do Pequeno Príncipe se enquadra na categoria de alta complexidade e atende ao maior número de crianças com câncer no estado. Nos últimos dez anos o número de sessões de quimioterapia ofertadas aumentou 195%, passando de 1.131 em 2002 para 3.338 em 2012. O diagnóstico rápido e o atendimento multidisciplinar são determinantes para a eficácia do tratamento dos pacientes dessa especialidade, pois dão suporte ao trabalho realizado pela equipe do setor.

Além disso, no Pequeno Príncipe, as ações de humanização do atendimento são, há muitos anos, uma referência no Brasil e representam garantia ao direito à saúde com excelência técnico-científica e cuidado solidário.

Complexo Pequeno Príncipe
O Complexo Pequeno Príncipe iniciou suas atividades em 1919 e atua na área de assistência em saúde, ensino, pesquisa e mobilização social. É formado pelo Hospital de Crianças César Pernetta, Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Desde 2009 realiza a gestão clínica e administrativa do Hospital Infantil Dr. Waldemar Monastier, exclusivamente pediátrico, localizado em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Sua mantenedora, a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, é uma instituição filantrópica, fundada em 1956, que tem como missão “proteger a criança e o adolescente por meio da assistência, do ensino, da pesquisa em saúde e da mobilização social, fortalecendo o núcleo familiar”.

Necessidades para o desenvolvimento do serviço
O Pequeno Príncipe requer recursos para investir na manutenção e aprimoramento do Serviço de Oncologia e Hematologia, o que inclui a melhoria da infraestrutura, a ampliação de recursos humanos e o desenvolvimento da unidade de TMO.

Objetivos
– Ampliação da quimioterapia e ambulatórios: ampliar a área de quimioterapia, que atualmente encontra-se no limite de ocupação, e salas de consultório, melhorando o fluxo de pacientes dentro do serviço e a eficiência de atendimento.

– Demanda de profissionais da saúde: completar a equipe com a inclusão de médicos e profissionais de enfermagem para apoiar os tratamentos realizados pelo serviço e possibilitar o desenvolvimento da nova unidade de Transplante de Medula Óssea, além de contribuir com a formação destes profissionais.

– Aquisição de insumos de alto custo e exames: os tratamentos de câncer e doenças do sangue exigem medicamentos, materiais e exames de elevada tecnologia e controle de biossegurança. Pacientes imunodeprimidos (característica comum dos pacientes oncológicos) requerem assistência integral e especializada.  Projeto Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea

Adquira informações sobre como apoiar o projeto:

Setor de Novos Projetos – 41 3310 .1080

combateaocancer@hpp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×