fbpx
terça-feira, junho 18, 2024
Inovações tecnológicas

Polar Técnica traz ao Brasil aparelho para o controle de temperatura em freezers e geladeiras

controleEquipamento é indicado para farmácias e postos de saúde que precisam controlar a temperatura de medicamentos e vacinas.

Foto: Divulgação Grupo Polar

Controlar a temperatura de medicamentos termossensíveis em farmácias, drogarias e postos de saúde é tão importante quanto na indústria. É o que afirma Liana Montemor, farmacêutica e gerente do Valida Laboratório de Ensaios Térmicos, que pertence ao Grupo Polar, líder no mercado na fabricação de elementos refrigerantes. Pensando nesse mercado, a empresa trás para o Brasil o datalogger de alta tecnologia Fridge Tag 2, que mede a temperatura dentro de freezers e geladeiras e verificando se ela está dentro do esperado, pois apenas o marcador da própria geladeira não é confiável e não aponta possíveis quedas de energia, por exemplo.

“O datalogger de temperatura para freezers e geladeiras mostra a informação atual e o histórico dos últimos 30 dias no display, possui indicação de temperatura máxima e mínima, tem interface USB integrada e emite relatório em formato PDF, o que garante saber se a geladeira está adequada para o armazenamento de medicamentos com temperatura controlada”, conta Ricardo Racaneli, responsável pelo departamento de equipamentos do Grupo Polar.

Racaneli ainda explica que não manter um controle rígido e um monitoramento contínuo das temperaturas pode implicar em perda da eficácia do medicamento ou gerar reação adversa no consumidor final. “Medicamentos como insulina, vacinas, colírios e quimioterápicos têm a temperatura controlada garantida durante o processo de produção, mas o mesmo controle não ocorre no ponto final de distribuição. Por exemplo, pode ter havido uma queda de energia durante a noite em uma farmácia ou posto de saúde e os funcionários que chegam pela manhã não terão conhecimento disso. Com o Fridge Tag 2 é possível saber exatamente se houve falha na refrigeração e quanto tempo durou esta falha”.

Sobre o Grupo Polar

O Grupo Polar tem como objetivo oferecer aos clientes soluções completas em todos os elos da cadeia fria, por isso integrou verticalmente todas as atividades desenvolvidas pelas empresas Polar Técnica, Cibragel e Valida Laboratório de Ensaios Térmicos. Com experiência e competência técnica há mais de 15 anos, o Grupo foi pioneiro no segmento de fabricação de elementos refrigerantes e hoje atua também com a fabricação de embalagens térmicas e serviços de qualificação de equipamentos, veículos com baú refrigerado, embalagens e ambientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×