fbpx
domingo, fevereiro 25, 2024
DestaqueNotíciasSalas Limpas

Qual é a diferença entre um ambiente controlado e uma sala limpa?

Sala limpa e ambiente controlado são frequentemente usadas de forma similar quando se fala em controle do ambiente em espaços críticos. Mas há uma diferença e essa diferença é crucial. Quando se trata de ambientes controlados versus salas limpas, aqui está o que você precisa saber:

O que é um ambiente controlado?

Um ambiente controlado, ou ambiente crítico, é uma área que deve ter certos parâmetros controlados, especificamente, pressão, temperatura e segregação. Muitos laboratórios são considerados ambientes controlados, pois controlam temperatura e pressão e são separados de outras operações, como fabricação ou expedição. Ao contrário das salas limpas, os ambientes controlados não precisam necessariamente atender a certos padrões de contaminação por partículas.

 

O que é uma sala limpa?

Uma sala limpa é um tipo de ambiente controlado, mas com requisitos muito mais rigorosos. Salas limpas exigem controle de temperatura e pressão, bem como separação do ambiente externo e outras operações, mas essas salas devem ser controladas de acordo com padrões específicos. Salas limpas são classificadas pelo número máximo aceitável de partículas (por tamanho) no ar por metro cúbico e devem ser testadas regularmente para garantir a conformidade com esse padrão. Em comparação com outros ambientes controlados, as salas limpas podem exigir mais energia, ar e tecnologia avançada para manter as condições da sala limpa.

 

Qual eu preciso, uma sala limpa ou um ambiente controlado?

Isso depende de dois fatores: a aplicação e o setor. Por exemplo: se a aplicação for de embalagens para dispositivos médicos, precisará de uma sala limpa de queixa ISO classe 7 ou superior. Você pode até ter necessidades diferentes dentro de suas instalações; você pode precisar de um ambiente de armazenamento controlado para materiais sensíveis que talvez não precisem atender aos padrões de salas limpas, mas na maioria das necessidades, é preciso uma sala limpa ISO classe 8 para testes de controle de qualidade.

 

Fonte: Isodur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×