fbpx
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
Notícias

Software COMOS é utilizado para projetos de engenharia, gestão do ciclo de vida e gestão documental

O ambiente fortemente regulamentado da indústria farmacêutica representa um grande desafio para as empresas deste setor. Cada dia adicional para a aprovação e lançamento de um medicamento envolve altos custos, ao mesmo tempo que o compromisso com a qualidade deve ser uma das maiores preocupações dentro do processo de produção industrial. Regulamentações nacionais e globais devem ser cumpridas e a qualidade da documentação que comprove isso deve ser garantida. 

Para que isso aconteça, é necessário um processo de validação eficiente, transparente e inteligente em todas as fases de engenharia e operação. A utilização de ferramentas para gestão de documentos da fábrica é imprescindível, sendo um desafio encontrar a solução mais ideal e eficiente, que garanta que tanto as áreas de engenharia quanto as áreas de manutenção tenham acesso às informações atualizadas e consistentes.

A multinacional Novartis utiliza o software COMOS para projetos de engenharia, gestão do ciclo de vida e gestão documental de todas as suas fábricas na Alemanha desde 2004 e, além do software garantir que toda a documentação das plantas estejam de acordo com as normas do FDA e EMA, um estudo interno mostrou que eles tiveram grandes economias de gastos com engenharia, variando entre 10 e 20%.

Através de um benchmark realizado, os resultados indicam que os custos a mais para as empresas da indústria farmacêutica que não utilizam softwares para gestão documental é o equivalente a 12% dos custos de engenharia.

O PQM Pharma (Project Quality Management) é um dos módulos do software COMOS e foi desenvolvido especialmente para o setor farmacêutico, sendo uma solução para gestão de documentos inteligentes que suporta os processos de validação durante todo o ciclo de vida da fábrica, integrando de maneira única os mundos de engenharia, operações e compliance. O PQM possibilita o mapeamento técnico completo da fábrica em único sistema, tornando possível criar, revisar e visualizar todos os documentos existentes, sendo que todas as alterações realizadas são monitoradas e cada pessoa ou área envolvida no projeto acessam a mesma base de dados conforme suas permissões de acesso.

A utilização de um sistema único para toda a fábrica, além de garantir a segurança com qualidade dos dados e consistência das informações, reduz os custos devido à utilização de apenas uma solução e ainda garante uma maior economia devido à redução do tempo de projeto com a padronização dos processos!

Clique aqui e obtenha mais informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×