fbpx
quinta-feira, abril 25, 2024
Cadeia do Frio e Logística

Soluções em automação para a logística da cadeia do frio

dataO registro de dados referentes à temperatura e umidade é um quesito primordial para boa conservação de produtos perecíveis e sensíveis, pois é a garantia de conservar o que está sendo produzido.

É dentro do quesito monitoramento no transporte e armazenagem na cadeia do frio que se enquadram algumas soluções, como por exemplo as fornecidas pela Testo. Para o mercado alimentício, a empresa ressalta o Saveris 2, utilizado para monitoramento

de temperatura e umidade nas ‘nuvens’. O sistema de registradores WiFi é a solução moderna para monitoramento de de locais de armazenagem e salas de trabalho.

saverisEle pode ser encomendado e configurado de forma fácil e rápida, sem instalação de software via nuvem. Os WiFi data loggers registram temperatura e umidade de forma confiável em intervalos definidos e transmitem os valores de medição diretamente pela LAN sem fio para a Nuvem Testo.

“Os valores de medição armazenados na nuvem podem ser avaliados em qualquer lugar e a qualquer momento usando internet com capacidade de Smartphone, tablet ou PC. Violações de valores-limite devem ser imediatamente comunicadas por e-mail ou, opcionalmente, por SMS”, explica o gerente de marketing Nelson Cafiero.  “Os registradores de dados armazenam até 10.000 valores de medição por canal. O display fornece informações sobre os valores de medição realizados, limite de violações de valor e da carga restante da bateria. As baterias têm um tempo de vida de 24 meses e podem ser trocadas pelo usuário”, conclui.

Para a indústria farmacêutica, devido à necessidade de atendimento ao CFR21 – Parte 11, Cafiero destaca os loggers. Um dos exemplos é a série 174. O mini data logger testo 174H mede e documenta de forma contínua a temperatura e a umidade relativa do ar em armazéns e escritórios.

Benefícios do produto:

•             Memória para 16.000 valores de temperatura e umidade

•             Medição confiável com o sensor de umidade estável a longo prazo

•             Transmissão de dados via cabo USB, prática avaliação de dados e documentação no PC

•             Software ComSoft Básico disponível mediante download gratuita

 

Já o testo 174T é ideal para controlar o transporte.

A importância dos data loggers

Monitoramento e documentação da temperatura e umidade do armazenamento.

A conformidade com a temperatura e a umidade do armazenamento é um pré-requisito importante para a garantia de qualidade de diversos produtos; por exemplo, na área de produtos farmacêuticos.

Como uma regra geral, os data loggers são usados para isso. Eles verificam e documentam automaticamente o perfil das condições do ambiente e, assim, contribuem de forma essencial na preservação verificável da qualidade do produto.

Ao ver rupturas nos valores limite diretamente na tela, significa que é possível responder rapidamente às divergências de temperatura e umidade. Além disso, com a ajuda do software de configuração e leitura, as configurações de medição específicas do cliente podem ser feitas e os dados de medição registrados podem ser analisados e arquivados.

Monitoramento e documentação da temperatura e umidade de transporte.

Para todos os produtos que reagem de forma sensível às flutuações de umidade e temperatura ou devem ser armazenadas dentro de uma variação pré-definida, a gravação dos dados de medição ininterrupta desempenham um papel importante.

Condições incorretas durante o transporte podem causar grandes perdas de qualidade, incluindo a perda total do valor dos produtos que requerem monitoramento.

Ao usar um data logger, os carregamentos podem ser verificados por conformidade com as variações especificadas de temperatura e umidade e os dados podem, então, ser lidos, analisados e arquivados através de um software específico.

Imagens: Divulgação Testo

Redação: Portal Boas Práticas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×