Tetra Pak desenvolve novo sistema de esterilização de embalagens cartonadas
A Tetra Pak lançou uma máquina que utiliza a tecnologia de electron beam (eBeam) de esterilização por feixe de elétrons, em substituição ao peróxido de hidrogênio. A Tetra Pak E3 promete uma série de benefícios para a indústria, tendo o potencial para produzir até 40 mil embalagens por hora. Segundo a empresa, a nova plataforma oferece três benefícios principais para os fabricantes de bebidas: redução de custos operacionais, melhoria de desempenho ambiental e maior flexibilidade de produção.
A tecnologia funciona focando um feixe de elétrons controlado sobre a superfície do material da embalagem, e como ele é executado na máquina de envase, elimina qualquer bactéria ou micro-organismo presente.
O uso do eBeam elimina uma limitação física de longa data à velocidade da produção das embalagens cartonadas: o processo de esterilização por peróxido de hidrogênio. Com o eBeam pode-se fabricar até 40 mil embalagens pequenas por hora, ou seja, 11 unidades por segundo, e testes têm demonstrado que o aumento de capacidade pode economizar até 20% dos custos operacionais dos fabricantes de bebidas.
A substituição do peróxido de hidrogênio na esterilização do material de embalagem também melhora o desempenho ambiental, tornando mais fácil a reciclagem de água, reduzindo o consumo de energia e reduzindo o desperdício.
O design modular da plataforma Tetra Pak E3 oferece maior flexibilidade de produção para a indústria. Ao instalar um kit eBeam, os fabricantes podem alternar entre produtos pasteurizado e longa-vida, produzidos na mesma máquina de envase.
A Tetra Pak E3 / Speed estará disponível comercialmente a partir de 2016. A máquina produz embalagens tamanho família (Tetra Brik Aseptic 1000 Edge com tampa LightCap 30), rodando 15 mil embalagens por hora. A Tetra Pak planeja expandir a nova plataforma para outros equipamento no futuro.
Share this content: