fbpx
terça-feira, abril 23, 2024
DestaqueNotícias

Troca de experiências e conhecimento marca ISPE Annual Meeting

O Annual Meeting 2013, evento realizado pela ISPE entre os dias 3 e 6 de novembro, em Washington DC (EUA), atingiu seu objetivo de aprimorar e trocar conhecimento e experiências através de palestras e treinamentos focados na Qualidade ao longo do Ciclo de Vida do Produto. Essa é a opinião dos integrantes da delegação brasileira, que representaram a Afiliada Brasil.

O presidente da Afiliada Brasil, Alfonso Izarra, destacou que o Annual Meeting permitiu aos participantes interagirem com os associados das outras afiliadas localizadas ao redor do mundo, com palestrantes de alto nível, com os líderes dos grupos de trabalho e com os profissionais que atuam nas empresas das Ciências da Vida. “O benefício do investimento realizado é traduzido no novo conhecimento adquirido, os novos relacionamentos profissionais estabelecidos, e até nas oportunidades de negócios que surgem em qualquer canto do evento”, resumiu Izarra.

Reunião de Afiliadas (da direita para a esquerda): Cristina D'Antonio (secretária) e Marta Cicconi Vidal (presidente), da delegação argentina; Mario Brenga Giampietro, Ana Lúcia Valente Dória, Marcelo Decanio e Alfonso Izarra, da delegação brasileira.
Reunião de Afiliadas (da direita para a esquerda): Cristina D’Antonio (secretária) e Marta Cicconi Vidal (presidente), da delegação argentina; Mario B. Giampietro, Ana Lúcia Valente Dória, Marcelo Decanio e Alfonso Izarra, da delegação brasileira.

 

Leia abaixo os depoimentos dos representantes da Afiliada Brasil que estiveram no evento:

Alfonso Izarra
Brazil Affiliate Director – Presidente 2013-2014

“Participar da reunião anual da ISPE é uma experiência cada vez mais rica e agradável. A reunião realizada na cidade de Washington, DC, Estados Unidos de América, mostrou as mudanças da associação para revisitar e apoiar mais e mais os conceitos da qualidade no desenvolvimento dos produtos que a sociedade global está demandando.

Apresentar as conquistas e os resultados do ano 2013 da ISPE Brasil, junto com os colegas brasileiros, e receber o feedback positivo pela diversidade de atividades realizadas foi bom demais.

Acreditar que nas futuras reuniões anuais a representação da ISPE Brasil será cada vez maior, me inspiram para continuar gerenciando a associação como uma agrupação focada na diversidade do conhecimento e das experiências de seus associados.

Cada momento vivenciado com os colegas brasileiros que participaram da edição 2013 da ISPE, tanto nas reuniões quanto nas atividades sociais, foi um aprendizado que fará parte de meu desenvolvimento e crescimento.

Desde já convido-os para participar da reunião de 2014, no mês de Outubro, na cidade de Las Vegas, Nevada, Estados Unidos de América.”

Luciano Tavares
NNE Pharmaplan
Diretor Consultivo da ISPE – 2013/2014

Luciano Tavares teve a honra de ser um dos palestrantes do evento.
Luciano Tavares teve a honra de ser um dos palestrantes do evento.

Palestrante no Annual Meeting  2013.

“Após vários anos como membro da ISPE e por ser funcionário de uma empresa que realmente investe na participação de seus funcionários nesta entidade, fiquei realmente feliz em poder ter participado de minha primeira Annual Meeting e mais ainda por ter sido um dos palestrantes deste grande evento. Mais de 1.600 pessoas atenderam a esta conferência onde 250 palestras foram proferidas em diversas áreas relacionadas à engenharia, validação, área regulatória, tendências, liderança, etc.

Foi um evento que realmente agregou tanto na parte do conhecimento como no networking. Conhecer os editores de guias como o GAMP, Fabricação de Sólidos, Biotecnologia e também os líderes globais tanto do lado dos fornecedores de serviço bem como das empresas que manufaturam medicamentos foi muito importante para mim como profissional da área. Além disso, voltar para o Brasil com as tendências do que está acontecendo e do que está por vir com relação ao mercado farmacêutico não tem preço. Recomendo a todos que trabalham em life sciences a se associar à ISPE e espero ver muito mais gente nos eventos locais, bem como no próximo Annual Meeting, que será realizado em Las Vegas em 2014.”

Mario Brenga Giampietro
NNE Pharmaplan
Diretor Tesoureiro da ISPE – 2013/2014

“Nesta segunda experiência participando da Annual Meeting em Washington DC reforcei minha sensação de estar no centro do conhecimento e das inovações relativas às indústrias farmacêuticas. É algo impressionante estar em contato com os formadores de opinião e líderes mundiais nos mais diversos temas, inclusive alguns que ainda estamos iniciando no Brasil. A participação neste evento faz com que a ISPE passe a ter “rosto”, pois trocaremos ideias e opiniões com os autores dos diversos guias publicados pela ISPE e perceberemos que são pessoas iguais a nós e que, algum dia, poderemos ser nós a termos nossos nomes como autores ou apresentadores de palestras que serão assistidas pelo mundo todo.

Neste ano, nosso amigo Luciano Tavares da NNE Pharmaplan teve este privilégio e em anos anteriores outros representantes do ISPE Afiliada Brasil tiveram esta oportunidade. Recentemente, tivemos a publicação do Guia de Cadeia Fria e, anteriormente, o Guia de Validação de Sistemas em conjunto com a ANVISA. Nos dois casos, diversos associados tiveram seus nomes associados a estes guias e tornaram-se referências sobre os temas na indústria farmacêutica.

Juntem-se a nós e tenham a oportunidade de se tornarem formadores de opinião, tanto no Brasil como internacionalmente.
Ser voluntário na ISPE traz imensas recompensas em termos pessoais e com muitos reflexos positivos em nossa vida profissional.”

Luiz Fernando de Almeida Faria
Azbil Telstar
Diretor Consultivo ISPE Brasil 2013/2014

Participante da Annual Meeting 2013 como ouvinte.

“Nesta primeira visita à Annual Meeting pela Azbil Telstar optei por participar dos módulos do treinamento de gerenciamento de projetos que foram baseados no ISPE Good Practice Guide: Project Management for the Pharmaceutical Industry. Fiquei muito satisfeito com o formato interativo do evento e o Case proposto pelos palestrantes, pois o mesmo proporcionou uma bela dinâmica entre os participantes. Ficou claro que os desafios de gestão independem de língua ou nacionalidade; entretanto, o conhecimento das melhores práticas propostas pelo guia auxiliam, e muito, na condução de qualquer projeto ao redor do globo. É importante ressaltar que todos os palestrantes dos 5 módulos do treinamento foram autores ou contribuíram de alguma maneira para a confecção do guia; ou seja, a troca de experiências em gestão de projetos no segmento de ciências da vida foi outro ponto alto do evento.”

Marcelo Decanio de Oliveira
NNE Pharmaplan
Vice-Presidente ISPE Brasil 2013/2014

“Nossa reunião com a gestão da ISPE, representada pela Karleen (Vice President of Member and Industry Services), foi muito positiva – ela gostou muito das iniciativas e atividades realizadas em 2013, e tem boas expectativas para 2014. Foi bem diferente da reunião de 2012, em que sofremos grande pressão para aumentar o número de associados. De qualquer forma creio que devemos continuar em nossa linha de trabalho, e seguir esforço em aumentar o número de associados.

Giampietro, Izarra, Karleen Kos e Decanio: caminho certo para divulgar o conhecimento
Giampietro, Izarra, Karleen Kos e Decanio: caminho certo para divulgar o conhecimento

A apresentação do Luciano teve grande repercussão no publico, e foi de longe a melhor de seu track. Porém, deveria estar na plenária ou em um track mais relevante. De qualquer forma, temos tido bom desempenho nas palestras que submetemos. Poderíamos ter um target de colocar 2 ou 3 palestras em 2014.

Nossa reunião no GAMP Council foi muito positiva. A participação do Mario foi excelente. Há boas expectativas de revisão de guias do GAMP, e o Mário se prontificou em participar de alguns (e.g. infraestrutura). Eu fu apontado para liderar um novo SIG Internacional em serialização/rastreabilidade, o que ajudará em nos dar mais visibilidade. Estamos com prestígio dentro do GAMP Council, o que é relevante, considerando que 40% do faturamento em guias da ISPE ainda é em GAMP.

Sobre ISPE Argentina – estabelecemos comunicação, porém muito deve ser trabalhado, para se ter um cenário de que realmente poderemos ter trabalho em conjunto.”

Ana Lúcia Valente Dória
Gerente de Operações da ISPE Brasil desde 2000

“Pela segunda vez consecutiva, tive o prazer de participar da Annual Meeting. A experiência é sempre inovadora, nos trazendo muitos conhecimentos em relação às outras Afiliadas e Capítulos. Conhecendo as dificuldades, conquistas e desafios dos outros países, posso enriquecer meu trabalho e, o mais importante, ter a certeza de que o vem sendo feito no Brasil vem ao encontro do que é esperado pela ISPE – EUA.

Participamos de uma reunião com Karleen Kos, em que apresentamos o trabalho desenvolvido pela Afiliada em 2013, e tivemos a certeza que estamos no caminho certo para divulgar o conhecimento e a própria instituição pelo Brasil como um todo. As visitas feitas em 2013 aos outros estados irão continuar em 2014 e essa foi uma das ações tomadas pelo Sr. Alfonso Izarra, Presidente da ISPE Brasil, e que muito foi elogiada pela Sra. Karleen.

Em outro momento, nos reunimos com as representantes da ISPE Argentina, para verificarmos a possibilidade de realizarmos atividades em conjunto, possibilidade essa que certamente ajudará no crescimento da ISPE.

Além disso, o Sr. Luciano Tavares, Diretor Consultivo da ISPE Brasil, foi um dos palestrantes que se destacaram no evento.

Ainda falando das palestras e treinamentos, o Sr. Luiz Fernando de Almeida Faria participou como ouvinte e trouxe um retorno positivo de sua participação.

Por fim, o Sr. Marcelo Decanio de Oliveira, Vice-Presidente da ISPE Brasil, e o Sr. Mario Brenga Giampietro, Diretor Tesoureiro da Afiliada, representaram o Brasil na Reunião do Gamp Council e também ficaram felizes com o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido localmente.

Temos a certeza que a presença da ISPE Brasil foi brilhantemente marcada na Annual Meeting de 2013 e esperamos ansiosamente por 2014 , quando esperamos apresentar mais conquistas e vitórias de nosso trabalho.”

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×