fbpx
domingo, junho 23, 2024
DestaqueValidação

A importância da Validação Térmica nos alimentos

A validação de processos de esterilização térmica é uma atividade vital na indústria de alimentos, garantindo a qualidade e segurança dos produtos. Por isso, a confiabilidade dos dados gerados por dispositivos de monitorização do ciclo de esterilização é extremamente importante.

A esterilização feita de modo errado terá impacto negativo no produto, gerando a perca de nutrientes e desenvolvimento de bactérias. No processo de esterilização os alimentos são aquecidos a uma temperatura elevada, durante minutos ou segundos, visando à destruição total de microrganismos e inativação de enzimas capazes de deteriorar o produto durante o armazenamento. Para garantir a excelência em um processo de esterilização é necessário determinar o valor da letalidade mínima requerida para o processo de esterilização a vapor saturado (F0). O valor de vapor saturado é calculado através de duas grandezas: a medição de temperatura e pressão.

A Medição da temperatura e pressão não é uma tarefa nada fácil e apenas uma pequena mudança na temperatura resulta em uma grande mudança no valor letalidade calculada (> 25% a 121 ° C) e no produto final. Muitos erros são criados por fatores humanos, investir em automatização é um bom passo na direção certa, mas também é preciso investir em um processo de validação seguro e sem erros.  Afinal, é o processo de validação e qualificação que certifica que a esterilização será feita de forma precisa. Assim, o equipamento utilizado para a validação deve ser fácil de operar, rotineiramente calibrado, possuir software de operação e deve ter estabelecido procedimentos escritos para garantir uma boa manutenção.

Como escolher o melhor validador
Existem diferentes modelos de sistemas de validação para a execução dos testes nos equipamentos de esterilização, validadores com cabos e sem cabos, com comunicação on-line, diante de várias opções o importante é analisar as características:

• Fácil configuração de hardware e calibração intuitiva
• Coleta automática de dados em sessões de dados únicos (banco de dados, arquivos protegidos, criptografados) em um software de recursos programáveis
• Apresentar os resultados com critérios de aprovação / reprovação e permitir a elaboração de relatórios de forma fácil.

 Fonte: Informativo LTL Edição I –  escrito por Cibele Oliveira.
Sobre a LTL Equipamentos e Serviços: empresa especializada em Qualificação e Calibração Térmica e representante exclusiva dos Validadores da Ellab no Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×