fbpx
terça-feira, junho 18, 2024
Cadeia do Frio e Logística

Atuação do farmacêutico na manutenção da qualidade do transporte de medicamentos é essencial

Conhecimento da legislação e das boas práticas de execução dos procedimentos são as principais características desse profissional.

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico (20/1), a Polar Técnica, empresa fabricante de elementos refrigerantes para produtos que requerem temperatura controlada, alerta para a importância desse profissional na manutenção da qualidade do transporte de medicamentos biológicos, hemoderivados e vacinas.

Fornecedora direta da indústria farmacêutica, a Polar Técnica foi a primeira empresa no mercado a perceber as vantagens de um profissional formado em farmácia atuando na qualificação térmica de embalagens para produtos que necessitam de tempo e temperatura controlados. “Conhecer a legislação, os parâmetros de qualidade e as boas práticas para execução dos procedimentos é fundamental para o desenvolvimento de produtos para a cadeia fria. E o farmacêutico possui toda essa base técnica em sua formação”, explica Paulo Vitor de Andrade, fundador da Polar Técnica.

A farmacêutica Liana Montemor, gerente do laboratório de ensaios térmicos da Polar Técnica, explica que o profissional que atua na qualificação térmica é o responsável por desenvolver o perfil de temperatura que mapeie os diferentes ambientes a que cada mercadoria estará exposta durante a cadeia de distribuição, além de escolher a melhor embalagem térmica para o transporte. “O desenvolvimento de um perfil térmico errado impacta diretamente a performance da embalagem térmica. E, ao contrário do que muitos pensam, o volume da embalagem não deve ser escolhido apenas em função do tamanho do produto ou da carga a ser transportada. Essa é apenas uma variável atrelada à escolha do material”.

A atividade é de vital importância, uma vez que um estudo e uma qualificação térmica formatados de maneira equivocada podem ocasionar a perda e o não abastecimento do medicamento para a saúde pública.

Por causa do avanço tecnológico e expansão da indústria das ciências da vida, o espaço de atuação é promissor, e já existem cursos intensivos e de pós-graduação com matérias específicas para a qualificação de transporte.

Sobre a Polar Técnica
Líder no mercado, a Polar Técnica é uma empresa fabricante de produtos refrigerantes e serviços destinados à qualificação de embalagens térmicas para produtos com temperatura controlada. Com 12 anos de experiência, é pioneira em desenvolvimento de estudos sobre o tema no Brasil e referência em pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes em Cold Chain. Em 2013, esteve pelo segundo ano seguido entre as três melhores empresas na categoria Material de Embalagem no prêmio de Qualidade Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo).

One thought on “Atuação do farmacêutico na manutenção da qualidade do transporte de medicamentos é essencial

  • Eu recomendo a polar!!! Excelente empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×