fbpx
terça-feira, fevereiro 27, 2024
DestaqueRelato de caso

Brainfarma investe em novas fábricas

A Brainfarma, subsidiária industrial que concentra as atividades de fabricação de medicamentos do Grupo Hypermarcas, aposta em sua fábrica de produção de dermocosméticos, erguida no Distrito Agroindustrial de Anápolis (GO).

Em 2013, a empresa já havia inaugurado a unidade de aerossóis.

A fábrica de  aerossóis, com  574,00m², teve implantação da área concluída em maio/2013 e iniciada a produção em julho do mesmo ano. Segundo a empresa, fazem parte do empreendimento: todas áreas de produção, manipulação/envase/embalagem executados com divisórias padrão sala limpa e sistema de HVAC com classificação conforme as normas vigentes;  área de manipulação constituída de 01 tanque de manipulação e 01 tanque de transferência;  área de envase com 01 envasadora de para o produto e gases; e a area de embalagem secundária para embalagem final.

Brainfarma (Anápolis-GO) - Dermocosméticos 8
Fábrica de dermocosméticos. Fotos: Divulgação Dânica

Já a fábrica de dermocosméticos, com  960,00m², teve implantação da área concluída em dezembro/2013 e iniciada a produção em janeiro deste ano. Barnabé  informa que foram erguidas na área todas áreas de produção, manipulação/envase/embalagem executados com divisórias padrão sala limpa e sistema de HVAC com classificação conforme as normas vigentes. E mais: 02 áreas de manipulação constituídas de 01 tanque reator de manipulação e 01 tanque auxiliar; área de envase com 04 salas com envasadoras com diversas configuraçõse; e a area de embalagem secundária com linhas automáticas e manuais.

A Dânica, esponsável pela arquitetura de salas limpas, executou a montagem e salas limpas em 60 dias. A empresa forneceu os seguintes produtos:

1541m² Painel SL Divisória

1747m² Acessórios

25 Portas SL

30 Divisórias de Vidro

28 Biombos

17 Visores

6 Pass-Through

Sistema de HVAC
O sistema de HVAC é um dos pontos altos da obra. Trata-se de um sistema projetado e montado pela Fluxo Engenharia contendo três Unidades de Tratamento de Ar especiais com filtragem em três estágios. “A salas são classificadas com graus D e possuem cascata de pressão específica para contenção do ar dentro do ambiente fabril promovendo proteção tanto para os colaboradores que trabalham dentro do setor como também para o meio ambiente”, explica José Antônio Correa Scandiuzzi Ferreira, diretor da Fluxo Engenharia.

Segundo ele, a característica principal do sistema que o difere dos demais sistemas desenvolvidos pela Fluxo Engenharia diz repeito ao sistema de balanceamento de ar, que agora conta com uma maior quantidade de dampers de controle de vazão, que permite maior segurança, facilidade do processo de balanceamento e também maior tempo de permanência do mesmo dentro dos parâmetros ajustados. “Para tanto, foi projetado um sistema de automação de fornecimento da empresa Microblau que controla não somente as variáveis comuns à um sistema para salas limpas como temperatura, umidade relativa, pressão diferencial entre ambientes”, diz Ferreira.

Outra característica importante destacada por ele é que o sistema foi desenvolvido dentro dos mais rígidos para fabricação de medicamentos orais embora se trate de dermocosmético, o que demonstra a grande preocupação da contratante com a qualidade dos produtos ali produzidos.

Moderno centro de distribuição
A Hypermarcas foca agora nas fábricas de sólidos e injetáveis. Enquanto isso, comemora a inauguração de um dos mais modernos centros de distribuição de bens de consumo do país.

O Centro de Distribuição, inaugurado em abril último, em Goiânia (GO), possui 60 mil metros quadrados de área construída (ou oito campos de futebol), que abrigam mais de 100 mil posições pallets e somam uma capacidade de armazenagem de 175 mil metros cúbicos, volume correspondente a 70 piscinas olímpicas. As instalações passam a concentrar as atividades de distribuição de produtos de beleza e higiene pessoal da Hypermarcas, incluindo marcas líderes e tradicionais como Monange, Bozzano, Risqué, Pom Pom, Sapeka, Cremer Disney, Zero-Cal, dentre outras.

A partir de Goiânia, o Grupo Hypermarcas atenderá distribuidores e varejistas de todos os Estados do Brasil. A Companhia possui ainda outras unidades operacionais no Estado: em Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, ficam localizadas plantas de fabricação de produtos de consumo. Um complexo industrial farmacêutico e um centro de distribuição de medicamentos ficam localizados em Anápolis. Os investimentos do grupo na região nos últimos quatro anos já somam mais de R$ 500 milhões, com geração de cerca de 8 mil empregos diretos.

Ficha técnica
Obra: Brainfarma (Grupo Hypermarcas)

PRÉDIO AEROSSÓIS:
– Arquitetura de salas limpas – DIVISÓRIAS FORROS E ACABAMENTOS EXECUTADOS PELA DÂNICA.
– Projeto de ar condicionado   – FLUXO ENGENHARIA.
– Instalação de ar condicionado  – FLUXO ENGENHARIA
– Equipamentos de ar condicionado  – TROX
– Sistema de tratamento de água  – EXPANSÃO DO ANEL DE ÁGUA EXISTENTE EXECUTADO PELA AJADE
– Equipamentos de laboratório –  BALANÇAS TOLEDO
– Equipamentos de processo  ENVASADORA  FORNECIDA PELA TEKNISA
– Civil  – EXECUTADA PELA ENEC

Redação: Portal Boas Práticas com informações da assessoria de imprensa – Grupo Hypermarcas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×