fbpx
segunda-feira, junho 24, 2024
Notícias

Brasil discute combate à resistência microbiana na OMS

A resistência dos microorganismos aos antibióticos é o tema de um encontro da Organização Mundial da Saúde (OMS) que acontece esta semana. O Brasil participa com a presença do diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa. Ele faz parte do grupo de coordenação interagências sobre resistência microbiana da OMS. O objetivo do grupo internacional de especialistas é elaborar orientações práticas sobre as abordagens necessárias para assegurar uma ação global, eficaz e sustentável, para enfrentar a resistência aos antimicrobianos.

O grupo está sendo presidido pela vice Secretária Geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, e pela Diretora Geral da OMS, Margareth Chan.

Anvisa trabalha em seu Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos. O documento, que demarca o papel da vigilância sanitária nos esforços brasileiros de enfrentamento à resistência aos antimicrobianos, norteará a atuação da Agência frente a esse urgente desafio da Saúde Pública. Nele, estão expostas estratégias de diferentes campos da vigilância sanitária, como alimentos, serviços de saúde e laboratórios, entre outros.

O Plano de Ação da Vigilância Sanitária está organizado em três partes, conforme recomenda a OMS: plano estratégico, plano operacional e plano de avaliação e monitoramento.

A resistência aos antibióticos tem diferentes motivos como o uso indevido ou sem orientação por pacientes e também pelo uso na pecuária e agricultura. Por isso, a ação tem sido tratada de forma integrada pelas autoridas das áreas de saúde humana e animal.

Fonte: Ascom/Anvisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×