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segunda-feira, maio 27, 2024
Opinião

Capacitação pode ser alternativa para superar crise nas vendas

As vendas no comércio varejista do Estado de São Paulo tiveram queda de 9,8% em março na comparação do mesmo período de 2014. A estimativa é que a desaceleração das vendas se aprofunde no segundo trimestre. Em paralelo, a taxa de desemprego foi a mais alta em dois anos na média nacional. Registrado no primeiro trimestre de 2015, o índice de 7,9% foi maior que os três meses anteriores.

Nesse contexto, as pessoas menos capacitadas podem ficar para trás. Com a escassez de oportunidades, os mais preparados e que oferecem melhores resultados têm mais chances na incerteza do mercado, principalmente na área de vendas.

“Analisando o setor varejista, é muito comum encontrarmos profissionais do setor de vendas que não estão preparados para enfrentar as dificuldades e só criam estratégias para reverter as adversidades após o surgimento delas. Ou seja, trabalham sempre em situação de emergência para resolver os problemas. Essa postura pode trazer uma série de riscos à empresa e gera desgaste e perda de recursos. As consequências podem ir de uma redução no quadro de funcionários à falência”, declara o diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de Vendas), Mário Rodrigues.

O IBVendas, referência na instrução e capacitação de equipes de diversos setores da economia,  promove uma série de cursos para o vendedores, gestores e diretores que pretendem aprimorar suas habilidades. Com a falta de cursos universitários nesse segmento, o instituto se consolidou como escola formadora de profissionais das vendas.

Grandes companhias do setor de Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Varejo, Bancos e Educação, já submeteram suas equipes aos treinamentos dos especialistas do Instituto, que utilizam o lema “comprimir décadas em dias” para fazer com que esses profissionais melhorem resultados e, consequentemente, tenham oportunidades para crescer na carreira.

“A grande diferença é que nós ensinamos o ‘como fazer’, e não apenas o ‘o que fazer’. Além de aplicar conteúdos já conhecidos, criamos material para analisar métodos e alterar os comportamentos dos profissionais da área, sejam eles vendedores ou gestores de equipe. Eles têm acesso, na prática, a ferramentas de diagnóstico, gestão de funil, painéis de controle, planos de ação, processo de vendas, mapeamento de competências, coaching, identificação dos fatores motivacionais e muitas outras”, explica Rodrigues.

Durante todo o ano, são realizados cursos para profissionais com diferentes objetivos nas áreas das vendas. Confira abaixo os cursos e as datas de início:

– Gestão Profissional de Vendas
Datas: 18/08
Com foco em gestores, diretores e empresários, visa apresentar ferramentas práticas e de aplicação imediata para gestão dos resultados, do processo e da equipe de vendas. O programa provoca o exercício do pensar estrategicamente para o alcance de metas a curto, médio e longo prazo.

– Prospecção e Venda Consultiva por Telefone
Datas: 23/05
Para profissionais ou aspirantes ligados a processos de vendas, compras, atendimento a clientes externos ou internos e negociadores, principalmente que fazem o atendimento por telefone, expõe técnicas práticas de vendas, negociação e de aplicação imediata. O objetivo é capacitar o participante a atuar estrategicamente em vendas consultivas por telefone, gerar valor e evitar a guerra de preços. O participante será capaz de identificar ainda as fases da negociação e o processo de tomada de decisão do comprador ao telefone para negociar com o foco no melhor resultado possível.

– Treinamento Venda de Soluções
 Datas: 11/07 – 12/09 – 21/11
Voltado paraprofissionais ou aspirantes ligados a processos de vendas, compras, atendimento a clientes externos ou internos e negociadores, o curso expõe técnicas práticas de vendas, negociação e de aplicação imediata para capacitar o participante a atuar estrategicamente em vendas de soluções. O aluno conseguirá identificar as fases da negociação e o processo de tomada de decisão do comprador para agir com o intuito de conseguir o melhor resultado possível, ao realizar prospecções mais assertivas e eficazes, além de reduzir os custos da venda.

– FPV- Formação Profissional em Vendas
Datas: 01/08 – 03/08 – 03/10 – 05/10
Com foco em vendedores, gerentes de vendas, supervisores e compradores, a FPV é um programa exclusivo no Brasil alinhado com os desafios reais enfrentados durante o dia a dia do vendedor. O programa garante a formação genuína de verdadeiros Vendedores Profissionais ao proporcionar um conjunto de métodos e ferramentas que capacita os participantes a fazerem gestão dos seus resultados por meio do domínio do processo das vendas e negociação. Possibilita o desenvolvimento de competências e identificação de fatores motivacionais.

Para mais informações, acesse:
http://ibvendas.com.br/

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