fbpx
terça-feira, junho 25, 2024
BPFDestaque

Davene realiza treinamento inovador de Boas Práticas de Fabricação

A Davene, uma das mais tradicionais e conceituadas empresas no ramo de cosméticos e higiene pessoal do país vem, desde 1976, atuando e mantendo o reconhecimento no mercado pela qualidade dos seus produtos. A empresa revolucionou o conceito de hidratação, através do Leite de Aveia ®, e  mantem uma diversidade de marcas que contemplam o cuidado para o corpo, pele, infantil e higiene pessoal.

Em 2013, conforme divulgado aqui no Portal de Boas Práticas, a empresa organizou um inovador treinamento de Boas Práticas de Fabricação em formato de um jogo de tabuleiro que simulava um caminho da terra ao céu, composto por perguntas e desafios referentes ao tema e à rotina dos envolvidos na área produtiva.

Patricia Francisco (esquerda), Ana Carolina Cunha, Fernanda Sena e Sara Ferreira – colaboradoras da Garantia da Qualidade.
Patricia Francisco (esquerda), Ana Carolina Cunha, Fernanda Sena e Sara Ferreira – colaboradoras da Garantia da Qualidade. Fotos: Divulgação Davene

Em 2014, a Davene inova, mais uma vez, em seu treinamento anual de Boas Práticas de Fabricação, visando garantir e reafirmar o compromisso de todos os envolvidos no processo produtivo em oferecer um produto final de qualidade e segurança aos seus consumidores.

davene2
Equipe da Qualidade – Edilene Costa, Ana Carolina Cunha, Patricia Francisco, Tamires Ferreira, Fernanda Sena, Patricia Gianocaro, Josemagno Cunha e Kleber Malaquias.

A Garantia da Qualidade da empresa desenvolveu um treinamento iniciado por sua Política da Qualidade, enfatizando que a qualidade do que é produzido é de responsabilidade de todo o pessoal da empresa tendo como referência a política estabelecida.

davene3

Discussão dos colaboradores durante a dinâmica ATITUDE BPF.
davene4
Demonstração do instrutor da Qualidade na dinâmica FÁBRICA DE BARCOS.

Houve uma breve apresentação teórica sobre as Boas Práticas de Fabricação, onde foram abordados os seguintes temas: RDC 48 de 25 de Outubro de 2013; responsabilidades da empresa e do colaborador; treinamento; higiene, vestimenta e limpeza; documentação; instalações; gerenciamento de materiais; reclamação de mercado; não conformidades; auditorias (internas e externas); controle de alteração e validação.

davene5
Aplicação da dinâmica FÁBRICA DE BARCOS (antes do procedimento).

Logo após a apresentação teórica, foi realizada uma dinâmica com os colaboradores, nomeada como ATITUDE BPF. Os colaboradores foram  divididos em duas equipes, representando duas empresas fabricantes de cosméticos. A cada rodada, lhes era apresentado um caso ocorrido em sua empresa em que tinham que discutir entre si e definir qual a melhor atitude a ser tomada. De acordo com a atitude escolhida, um cartão com uma imagem relacionada à sua consequência era gerado e anexado ao painel da empresa. Após a apresentação da alternativa correta, havia uma discussão sobre a atitude mais adequada perante as Boas Práticas de Fabricação.

davene8

Resultado da primeira e da segunda etapa de produção de barcos de papel na dinâmica.

Ao final, foi avaliada a empresa com o maior número de atitudes BPF, relacionando que a mesma, muito provavelmente, apresenta um produto de melhor qualidade e mais seguro, assim como um menor número de desvios técnicos e não conformidades, reclamação de consumidores, devoluções de produtos, retrabalhos, diminuindo gastos com tudo isso – isso simplesmente porque adotaram atitudes BPF.

Para encerramento, houve ainda uma segunda dinâmica, a FÁBRICA DE BARCOS. Nessa dinâmica, os colaboradores permaneciam divididos em duas equipes, mas tornavam-se fabricantes de barcos, concorrendo a fornecer a um cliente em potencial. Para vencer, teriam que produzir o maior número possível de barcos de papel em um tempo determinado. Numa primeira etapa, somente essas informações e papel sulfite de rascunho lhes eram fornecidos.

Na segunda etapa da dinâmica, o instrutor da Qualidade lhes pediu que elegessem um líder que tinha a função de incentivar a equipe, tirando suas dúvidas e reconhecendo o seu trabalho. O instrutor lhes forneceu um procedimento, assim como, realizou uma demonstração de como o barco de papel deveria ser produzido. As equipes tiveram o mesmo tempo da primeira etapa para a produção de novos barcos de papel. A produção da primeira e da segunda etapa era comparada entre si, podendo-se avaliar nitidamente como houve uma melhora significativa na qualidade e quantidade de produção de barcos na segunda etapa, na qual o procedimento lhes havia sido disponibilizado.

Essa dinâmica tinha o objetivo de demonstrar a importância de um líder, de ter um procedimento estabelecido e da importância de cada colaborador no processo produtivo e na garantia da qualidade do produto final.

De acordo com a Pesquisa de Satisfação respondida pelos colaboradores treinados, 97,7% consideraram a didática utilizada (apresentação teórica e dinâmicas) entre bom e excelente. Ainda conforme essa pesquisa, 26,4% dos colaboradores consideravam seu conhecimento prévio sobre o assunto entre regular e ruim e, após a aplicação do treinamento, 100% dos colaboradores consideravam o nível de obtenção de novos conhecimentos entre bom e ótimo.

No total, 129 colaboradores dos três turnos produtivos foram treinados, com o devido alinhamento com a área de Planejamento e Controle de Produção, para que não houvesse comprometimento da produtividade e programação da empresa. Pela participação, todos os colaboradores receberam um kit de produtos Davene.

Nesse treinamento, os colaboradores puderam reviver e conhecer novos conceitos de BPF, de acordo com a RDC 48 publicada em outubro de 2013. Foi possível reforçar a importância de seguir todos esses conceitos, introduzidos nos procedimentos internos. Cada colaborador pôde ainda avaliar o quão importante é dentro da empresa, já que o seu trabalho interfere diretamente na qualidade do produto final. Todo o trabalho da equipe da Qualidade, durante elaboração e aplicação desse treinamento, vem demonstrando ótimos resultados nas áreas produtivas no que diz respeito às Boas Práticas de Fabricação.

Sobre a Davene

A Davene, há quase 40 anos presente no mercado, é uma das mais tradicionais e conceituadas marcas brasileiras de cosméticos e higiene pessoal.  Apresenta, em seu portfólio, produtos reconhecidos, como a Loção Hidratante Corpo a Corpo, Óleo Bifásico Corpo a Corpo, Desodorante Roll On Corpo a Corpo, Sabonete em Barra La Flore, Sabonete em Barra La Fruta, Sabonete em Barra Exotic, Higiporo, Sabonete Íntimo Nuss, Sabonete Líquido, Bebê Vida, Mundo Marinho Eco Amigo,  Creme de Aveia, Sabonete de Aveia Hidratante e o verdadeiro Leite de Aveia.

Fonte: Davene

 

 

8 thoughts on “Davene realiza treinamento inovador de Boas Práticas de Fabricação

  • Caroline Piovesan

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se é possível me enviar em detalhes como foram feitas as dinâmicas de BPF na Davene.

    Obrigada,

    Caroline Piovesan.

  • JEISCIANE MAIA

    Bom dia,

    gostaria de saber detalhes sobre as dinâmicas realizadas, poderiam me ajudar. Gostei muito da proposta e gostaria de aplicar na minha empresa.
    obrigada!

  • Bom dia,

    gostaria de detalhes em relação as dinâmicas realizadas.
    Achei excelente a forma de abordar o assunto.

  • Blenda Soares

    Bom dia,

    Adorei de como o treinamento foi abordado. Poderia me passar os detalhes de como foram realizadas as dinâmicas? Gostaria de utilizar nos meus treinamentos aqui na empresa. Eu também trabalho com Garantia da Qualidade.

  • Gostaria de saber detalhes como o treinamento e dinâmica sobre BPF foram estruturados na Davene para organizar algo semelhante na empresa em que trabalho.
    Grata,
    Jane

  • Ricardo

    Boa tarde,

    Solicito, se possível, envio de detalhes da dinâmica realizada. Sou professor do curso de farmácia e gostaria de aplicar esse treinamento nos alunos.

  • É possível disponibilizar o material das dinâmicas?

  • Célia Ribeiro Roze Gomes

    Gostaria de obter as dinâmicas para aplicar em minha empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×