fbpx
domingo, junho 16, 2024
Notícias

Evento sobre Quality by Design reúne profissionais de indústrias em São Paulo

ispe_qbdCom público formado principalmente por profissionais da indústria farmacêutica, foi realizado nesta terça-feira, dia 5 de agosto, em São Paulo, o evento “Quality by Design (QbD) no desenvolvimento e na fabricação dos princípios ativos e medicamentos”. O objetivo foi apresentar uma visão geral dos conceitos relacionados com a metodologia de Quality by Design (QbD) para aqueles profissionais que desconhecem ou possuem pouca familiaridade com essa metodologia, além de fornecer competências chave para estabelecer um programa QbD na sua empresa.

O evento organizado pela ISPE Brasil foi aberto pelo presidente da entidade, Alfonso Izarra, e por Kesia Pires, gerente de consultoria da Telstar. O programa incluiu palestras de Alicia Tébar, Gerente de Projetos QbD Azbil Telstar (Barcelona, Espanha), e Peky Noriega, da Nanofitotec. Alicia destacou a importância do QbD: “É uma maneira de garantir a qualidade dos medicamentos e favorecer a eficiência das plantas farmacêuticas, o que também é muito importante. Para um país tão ativo e emergente como o Brasil creio ser muito interessante adotar essa metodologia”, disse.

O evento foi finalizado com uma mesa redonda.

A Metodologia “Quality by Design”, que provem de Diretrizes do ICH Q8/Q11 para o desenvolvimento de APIs e medicamentos, é chamada a tornar-se um padrão mundialmente aceito para o setor farmacêutico.
É uma metodologia de trabalho que se origina da engenharia de qualidade dos anos 50 (Six Sigma) e está baseada na ideia de que a qualidade é o resultado de um bom desenho do processo.

O objetivo do QbD é obter o produto com a qualidade desejada, sem custos adicionais. É, portanto, uma abordagem para a eficácia industrial.
As Agências Reguladoras apostam claramente nestas abordagens devido ao aumento do conhecimento sobre os processos envolvidos, e a garantia de qualidade que é proporcionada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×