fbpx
domingo, abril 21, 2024
Entrevista

Fernando Cruz destaca a importância das análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas

IMG_7466 (2)O Portal Boas Práticas entrevistou Fernando Cruz, diretor comercial da Baktron. Ele falou sobre a importância das análises físico-química e microbiológica de água, as principais tecnologias usadas para esta atividade, a avaliação da qualidade do ar de ambientes climatizados e legislação sobre o assunto.

Engenheiro formado na UFRJ e com Mestrado pela COPPE, Cruz trabalhou por cerca de 10 anos em produção industrial e mais alguns anos em atendimento a clientes e comercial do setor de serviços. A partir daí passou a empreender no setor de serviços atuando principalmente no desenvolvimento comercial dos negócios.

Confira.

Fale um pouco sobre a história da Baktron.
A Baktron Consultoria em Microbiologia Ltda foi criada em 1986 com o objetivo de prestar serviços de consultoria e assessoria a cozinhas industriais e estabelecimentos a fins. A necessidade de realização de análises microbiológicas de controle de qualidade levou à criação da Baktron

Sede da Baktron, no Rio de Janeiro (RJ).
Sede da Baktron, no Rio de Janeiro (RJ).

Microbiologia Ltda em 1990. A necessidade de expansão das suas atividades laboratoriais determinou sua transferência em 1991 para o Pólo de Biotecnologia do Rio de Janeiro – Pólo BIORIO. Em 1999, a empresa iniciou a construção da sua sede em um lote industrial do Pólo BIORIO, sendo sua transferência para as novas instalações concluída em setembro de 2001. Esta ampliação consolidou o Setor de Microbiologia e possibilitou a estruturação de mais dois setores analíticos na empresa, o Setor de Análises Físico-Químicas e o Setor de Análises de Ar. Em 2013 foi feita uma reestruturação societária na empresa iniciando uma nova fase de investimentos e crescimento. Já tinha contato com a Baktron há muitos anos e foi neste momento que ingressei na empresa com o objetivo de inovar a gestão e o setor comercial.

Cite os principais serviços prestados pela empresa, mercados que atende e os principais clientes.
Fazemos principalmente análises microbiológicas e físico-químicas de água, efluentes, alimentos, cosméticos e de ar interior. Estamos entrando agora também em análise de medicamentos e análises ambientais. É lógico que eventualmente aparecem algumas demandas bastante diferentes. Sempre que possível trabalhamos para atender, desde que possamos fazer isto de forma segura, confiável e dentro das normas.

A Baktron presta serviços de análise para uma grande variedade de clientes, que vão desde a dona de casa até grandes indústrias de cosméticos, alimentos e medicamentos.  Atendemos muitos restaurantes, farmácias de manipulação, empresas de limpeza de caixas d´água, indústrias de águas minerais, enfim, temos um grande mercado de atuação.

Podemos citar como clientes: Grupo Bimbo (fabricante dos produtos das marcas  Plus VIta e Firenze), Bayer SA, Dermatus, Suissa, Glaxosmithkline, Petrobrás, Água Mineral Cascataí, entre outros.

 Qual a importância das análises físico-química e microbiológica de água?
A água é essencial à sobrevivência e à vida. O controle de sua qualidade é fundamental para a garantia da saúde, equilíbrio ambiental, além de resultados seguros e uniformes em processos produtivos nas mais diversas indústrias, da alimentícia a de medicamentos.

Quais os testes são realizados nas avaliações da qualidade do ar de ambientes climatizados no mercado farmacêutico e correlatos?
Na área de produção devem ser avaliados os parâmetros que verifiquem a contaminação microbiológica do ar (Determinação da Contagem de Bactérias e Fungos), conforme exigências descritas na Resolução RDC 17 / 2010, porém, temos que lembrar que nestas áreas existem pessoas trabalhando, logo avaliamos também os demais parâmetros descritos na Resolução RE 9/2003, como a concentração de aerodispersóides totais (poeira total), concentração de CO2, temperatura, umidade e velocidade.

Quais as atividades mais requeridas pelos clientes que solicitam a análise de alimentos? Por quê?
Existem basicamente três tipos de clientes que solicitam análises de alimentos:

1- Indústrias – cujo principal objetivo é garantir a qualidade de seus produtos e correta informação ao consumidor, além de atender as exigências das Boas Práticas de Fabricação. Normalmente este tipo de cliente avalia a qualidade de suas matérias-primas e produtos finais, bem com faz análises de controle de processo (avaliação do ar ambiente, avaliação de superfícies de equipamentos, avalição de manipuladores, avaliação de embalagens….).

2- Restaurantes – cujo principal objetivo é a manutenção das Boas Práticas de Manipulação. Este tipo de cliente avalia a qualidade de seu produto final (aquele servido ao cliente) e a qualidade de sua manipulação através da avaliação de seus manipuladores e superfícies

3- Consumidor final – cujo principal objetivo, geralmente, é elucidar algum dano a saúde causado pelo consumo de um alimento contaminado.

Quais as principais legislações e normas sobre análise de ar, água e alimentos?
Análise de Ar – Resolução RE 9/29003, Resolução RDC 17/2010

Análise de Água:
Potável: Portaria 2914/2011,
Recreação: Resolução CONAMA 357/2005, Resolução CONAMA 274/2000,  Resolução SMS 1398/2008
Mineral: Resolução 275/2005, Resolução RDC 173/2006

Análise de Alimentos: Resolução RDC 12/2001, Resolução RDC 216/2004, Resolução RDC 275/2002, Instrução Normativa 62/ – MAPA

Em resumo, quais os princípios de boas práticas de laboratórios de análise?
Os laboratórios de análises devem realizar todas as suas atividades baseadas nos princípios das Boas Práticas de Laboratório, seguindo normas e procedimentos aplicáveis as suas atividades, com o objetivo de garantir a confiabilidade das análises realizadas e a segurança de seu quadro de colaboradores.

 Redação – Portal Boas Práticas

2 thoughts on “Fernando Cruz destaca a importância das análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas

  • JAQUELINE

    MUITO BOM.

  • Fernando Steele

    Gostei muito da entrevista e desejo cumprimentar a todos corpo de técnicos da empresa, pois sou conhecedor da formação técnica e profissional da equipe da BAKTRON.
    Assim, como Professor Emérito da UFRJ recomendo a todos a utilização dos serviços prestados pela Empresa, situda no Polo de Biotecnologia da UFRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×