fbpx
domingo, junho 23, 2024
Normatização

Nova norma orienta realização de qualificação térmica

A norma ABNT NBR 16328:2014 – “Esterilização de produtos para saúde – Procedimentos de ensaios para medição de temperatura, pressão e umidade em equipamentos “,  publicada em 5 de dezembro de 2014, é um documento precioso para a realização de qualificação térmica.

A norma foi desenvolvida com base em requisitos de padrão e características do equipamento. A intenção deste documento é oferecer aos usuários que querem validar os seus equipamentos  um procedimento padronizado. O documento irá permitir completar a tarefa de medições termométricas com um procedimento que pode ser replicado e vai garantir que os resultados finais representem corretamente a operação em que o equipamento está sendo validado.

A norma dá orientações de como realizar uma qualificação térmica, calibração de sensores, quantidade de sensores a serem distribuídos, como distribuir os sensores, tempo de aquisição de dado,como realizar o teste de queda de energia e abertura de porta e o que deve conter um relatório final de qualificação.

A abragência é para os seguintes equipamentos: autoclaves, lavadoras e desinfetadoras, estufas de esterilização e despirogenização, estufas de incubação, refrigeradores, congeladores e câmaras frias, câmaras climáticas.

Fonte: M&D Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×