fbpx
domingo, junho 23, 2024
Esterilização

Perguntas frequentes sobre controle de infecção

O Portal Boas Práticas divulga periodicamente algumas das principais dúvidas sobre o controle de infecção e serviços de saúde.

Dúvida sobre a obrigatoriedade do uso de integradores químicos em todos os pacotes que passam pelo processo de esterilização: a fita, que é um indicador químico, é o suficiente ou o uso do integrador conjuntamente é o ideal? O uso dos indicadores biológicos uma vez por semana e após a manutenção também é suficiente?

Conforme as recomendações práticas para processos de esterilização em estabelecimentos de saúde de 2000, os indicadores podem ser divididos em: químicos e biológicos. Os integradores são indicadores químicos e verifica o processo de esterilização a vapor (temperatura, tempo, qualidade do vapor) e são praticamente recomendados uma unidade em cada pacote, principalmente no local de maior dificuldade de penetração do vapor.

Prática recomendada para uso dos indicadores biológicos: primeira, segunda ou terceira geração.

Fonte: Anvisa

 Clique aqui e leia as outras dúvidas sobre o assunto.

 

Consulte a  CBE clicando no banner localizado na lateral esquerda do Portal e saiba mais sobre o processo de esterilização.

Em operação desde 1978, a empresa é precursora da esterilização gama no País e possui o maior acelerador de partículas (E-BEAM) da América Latina. A CBE oferece com exclusividade esses dois tipos de tecnologia aos mais variados segmentos do mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×