Perguntas frequentes sobre controle de infecção
O Portal Boas Práticas divulga periodicamente algumas das principais dúvidas sobre o controle de infecção e serviços de saúde.
Dúvida sobre a obrigatoriedade do uso de integradores químicos em todos os pacotes que passam pelo processo de esterilização: a fita, que é um indicador químico, é o suficiente ou o uso do integrador conjuntamente é o ideal? O uso dos indicadores biológicos uma vez por semana e após a manutenção também é suficiente?
Conforme as recomendações práticas para processos de esterilização em estabelecimentos de saúde de 2000, os indicadores podem ser divididos em: químicos e biológicos. Os integradores são indicadores químicos e verifica o processo de esterilização a vapor (temperatura, tempo, qualidade do vapor) e são praticamente recomendados uma unidade em cada pacote, principalmente no local de maior dificuldade de penetração do vapor.
Prática recomendada para uso dos indicadores biológicos: primeira, segunda ou terceira geração.
Fonte: Anvisa
Clique aqui e leia as outras dúvidas sobre o assunto.
Consulte a CBE clicando no banner localizado na lateral esquerda do Portal e saiba mais sobre o processo de esterilização.
Em operação desde 1978, a empresa é precursora da esterilização gama no País e possui o maior acelerador de partículas (E-BEAM) da América Latina. A CBE oferece com exclusividade esses dois tipos de tecnologia aos mais variados segmentos do mercado.
Share this content: